A minha avo tem 72 anos e vive em constante preocupação com vários sintomas de ansiedade. Acho que s
5
respostas
A minha avo tem 72 anos e vive em constante preocupação com vários sintomas de ansiedade. Acho que sofre de GAD. Ha algo a fazer nesta idade avançada? Tenho a certeza que ela nao quer fazer psicoterapia por isso é só a questão medicamentosa ja que ela toma victan, muitas vezes dois por dia mas mesmo assim esta a sofrer. Antidepressivos são recomendados nesta idade?
Olá. A sua avó, provavelmente, está a esconder uma depressão por detrás desses sintomas de ansiedade. Claro que há tratamentos a fazer nessa idade, que não é assim tão avançada. Pode tomar antidepressivos, a par de ansiolíticos adequados, e fazer consultas de psiquiatria mistas, com uma componente psicoterapêutica, do género de uma consulta por mês, ou mesmo, conseguidas as primeiras melhoras, com uma periodicidade mais alargada.
Bom dia, a sua avó não só pode como merece ser tratada de forma a usufruir de uma vida tranquila e funcional.
Deverá ser avaliada em consulta de psiquiatria é feito despiste de condições médicas que possam precipitar estes sintomas.
Relativamente, ao tratamento farmacológico deverá apenas usar doses adequadas à idade, condição física e tendo em conta o perfil de efeitos secundários, podendo ter franca melhoria clínica.
Deverá ser avaliada em consulta de psiquiatria é feito despiste de condições médicas que possam precipitar estes sintomas.
Relativamente, ao tratamento farmacológico deverá apenas usar doses adequadas à idade, condição física e tendo em conta o perfil de efeitos secundários, podendo ter franca melhoria clínica.
So com medicação não terá melhoras algumas tente que ela entenda que falar e fazer psicoterapia terá sim melhoras maravilhosas!!!
Boa tarde. Nesta idade é necessário um acompanhamento multidisciplinar a par de avaliação médica e neuropsicológica. Tal como já referido, a sua avó ainda não tem assim tanta idade (o conceito de idoso vai, inclusivamente, sofrer alterações) para que se acomode e resigne a uma vida sem qualidade. Diagnóstico, possível melhoria na medicação e ter quem a possa ouvir é crucial. Felicidades.
Bom dia, considero que já deu um passo muito importante, ou seja, procurar aconselhamento especializado. Para a sua avó, o que está em causa é a qualidade de vida (atenção, compreensão, cuidados), a medicação, por si só, não é suficiente. Sugeria-lhe que a levasse a um(a) neurologista e, posteriormente a um(a) psicólogo(a). Recomendo-lhe que esclareça a sua avó que se trata de uma ajuda médica (não são importantes alguns pormenores) para ajudá-la a melhorar e a sentir-se melhor.
Estamos ao dispor.
Estamos ao dispor.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
- Boa tarde, Há mais de 5 anos que tenho sofrido de ansiedade na condução, principalmente na auto-estrada. Evito ao máximo andar na mesma, mas há situações que tem mesmo de ser, e começo a sentir o coração acelerado, as vezes problemas a respirar, engolir saliva, boca seca, soar nas mãos... Será que…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 171 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.