A angústia pode gerar Ataques

6 respostas
A angústia pode gerar Ataques de Pânico?
Sim. A angústia não é uma emoção simples, mas sim um aglomerado de emoções. Ao não serem devidamente vivenciadas e processadas essas emoções, sentidas como angústia, podem de facto tentar "fazer ouvir-se" através de ataques de pânico.
A angústia é, essencialmente, um tipo de ansiedade física. Se for acompanhada de sensações corporais intensas, pensamentos catastróficos e emoções (principalmente, medo) associadas à percepção de que 'algo pode acontecer', pode ser geradora de ataques de pânico.
Sim, pode gerar o quadro psicoparologico que refere ou mesmo outros. No entanto parece-me muito importante que se investigue bem essa angústia!
A título de exemplo, se eu me sinto triste não quer dizer necessariamente que esteja deprimida pode ser só uma expressão de uma emoção!
Sim. A angústia percebida tanto pode preceder a um ataque de pânico, como pode mesmo causá-lo, isto a depender da intensidade das emoções e sensações sentidas pela pessoa. De qualquer forma a angústia é um sintoma presente em diversas perturbações psicológicas e convém uma avaliação e orientação de um profissional para compreender melhor o quadro clínico em causa.
O ataque de pânico, que é um sintoma doloroso de ser vivido, é a tradução de um estado de angústia, sim. A qual, por sua vez, estará associada a outros factores que a desencadeiam.
O trabalho psicoterapêutico com o paciente permitirá compreender as causas e transformá-las.
Sem dúvida.
A angustia pode levar a um ataque de pânico.
A presença de situações de depressão em simultâneo com perturbações de ansiedade é extremamente comum.
E geralmente significam que as capacidades da pessoa para gerir os problemas do seu dia à dia faliram. E deste modo surge o sofrimento, que pode ser inicialmente a angustia à qual se pode juntar o pânico.