Consultas online

  1. Como cancelar ou reagendar uma consulta?

    Se não puder comparecer à consulta no horário agendado, pode cancelar ou reagendar de diferentes formas. Confira mais detalhes abaixo:

    Se agendou online:
    • Aceda aos detalhes da sua visita na sua conta Doctoralia: você pode conferir os detalhes da sua visita, cancelar e reagendar através desta página.
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe detalhes da mesma, sendo que normalmente (caso o especialista não tenha desativado essa função), tem a opção de cancelar e reagendar se precisar. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail.
    Se o especialista agendou para si:
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe os detalhes da mesma, sendo que normalmente (caso o especialista não tenha desativado essa função), tem a opção de cancelar e reagendar se precisar. Estas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou Email

    Importante: lembre-se de conferir a política de cancelamento e reembolso (pode encontrá-la na mensagem de confirmação da consulta que recebeu) antes de cancelar. Caso tenha dificuldades em contactar seu especialista ou realizar o cancelamento, pode falar com a equipa Doctoralia por aqui.

  2. Como funciona o reembolso para consultas online?

    Para proteger os pacientes e especialistas, as consultas possuem uma política de cancelamento e reembolso vinculada a cada especialista. Por favor, confira mais detalhes na página do especialista ou na mensagem de confirmação de consulta que recebeu por SMS, e-mail ou WhatsApp.

    Caso tenha dificuldades em contactar o seu especialista ou realizar o cancelamento, pode contactar a equipa Doctoralia por aqui.

  3. O que fazer se o seu especialista não comparecer na consulta?

    Por vezes vezes o profissional pode atrasar-se alguns minutos. Caso aceda à consulta online e não encontre o especialista, tente o contacto por telefone ou chat.

    Se aguardar alguns minutos e tentar contactar sem sucesso o profissional, envie-nos uma mensagem por aqui e iremos ajudá-lo, reagendando ou solicitando o reembolso se necessário.

  4. Como conectar-se com o especialista no momento da consulta?

    Cada profissional pode usar ferramentas diferentes para a consulta online (vídeo consulta Doctoralia, Skype, WhatsApp, entre outras ferramentas). Assim, a explicação de como se conectar pode ser diferente.

    Para o ajudar, essa informação está disponível em diferentes mensagens que lhe foram enviadas pelo especialista. A melhor forma de saber como se conectar é conferir o tópico Como conectar-se com o especialista numa das mensagens abaixo:

    Se agendou online:
    • Aceda aos detalhes da sua visita na sua conta Doctoralia: pode conferir os detalhes da sua visita e como conectar-se com o especialista através desta página.
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe os detalhes da mesma e como conectar-se através desta página. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail.
    Se o especialista agendou para si:
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe os detalhes da consulta e como conectar-se com o profissional. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou Email.
  5. Eu não consigo aceder à consulta online ou tive problemas com a ferramenta.

    Se não consegue aceder à consulta online, tente as opções abaixo:
    • Confira as instruções do especialista: normalmente em mensagens prévias sobre a consulta, recebeu mais detalhes sobre a consulta online e algumas dicas para se ligar corretamente.
    • Verifique a sua ligação à Internet: se a sua consulta é por vídeo, uma má ligação à Internet pode ser uma possível causa do problema.
    • Tente utilizar outro dispositivo ou navegador (se aplicável): em caso de consulta por vídeo, utilize o Google Chrome, pois costuma ser o navegador compatível com mais ferramentas. Caso continue sem conseguir aceder, tente conectar-se com outro dispositivo (outro telemóvel ou computador).
    • Contacte o seu especialista para discutir outras alternativas para realizar a consulta online: pode sempre contactar o profissional de saúde por telefone ou chat para discutir outras maneiras de realizarem a consulta.
  6. Não recebi nenhuma informação sobre a minha consulta online, o que devo fazer?

    Depois de agendada a consulta online, deve receber uma mensagem com mais detalhes sobre a consulta. Verifique sua caixa de spam (e-mail) e também a lista de SMS e WhatsApp recebidos.

    Se mesmo assim não encontrar essas mensagens, por favor contacte o profissional de saúde ou fale com a nossa equipa da Doctoralia por aqui.

  7. Agendei a minha consulta, qual o próximo passo?

    Após ter agendado a sua consulta com sucesso, pode conferir os detalhes da mesma nos locais abaixo:

    Se agendou online:
    • Aceda aos detalhes da sua visita na sua conta Doctoralia: pode conferir os detalhes da sua visita e como conectar-se ao especialista através desta página.
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe detalhes da mesma e de como conectar-se através desta página. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail
    Se o especialista agendou para si:
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe detalhes da consulta e de como conectar-se ao profissional. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail.
  8. Como pagar a consulta online?

    Cada profissional de saúde é responsável por fornecer os detalhes sobre os métodos de pagamento e o momento correto para o realizar. Pode ver mais detalhes sobre pagamento na página do especialista na Doctoralia, apenas precisa de pesquisar o seu nome na Doctoralia e aceder seu perfil. Encontrará mais detalhes sobre os métodos de pagamento em Formas de pagamento.

    Caso já tenha agendado a consulta com o especialista, também pode obter tais informações num dos locais abaixo:

    • Aceda aos detalhes da sua visita na sua conta Doctoralia: pode conferir os detalhes da sua visita e mais detalhes sobre o pagamento aqui (apenas se agendou online).
    • Mensagem de confirmação de consulta: após agendar uma consulta, recebe detalhes da mesma e de como conectar-se através desta página. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail.
  9. O que significa consulta online?

    Consulta online significa que não precisa de ir até ao consultório do profissional de saúde para a consulta, poderá realizá-la no conforto da sua casa, por exemplo.

    Os especialistas podem disponibilizar diferentes formas de realizar a consulta online, veja alguns dos exemplos abaixo:

    • Video consulta: o especialista pode enviar um link ou solicitar que faça o download de determinada aplicação para realizar a video consulta.Para saber mais detalhes, consulte a mensagem de confirmação de consulta que recebeu do seu especialista.
    • Ligação por telefone: o especialista irá ligar-lhe no momento da consulta. Para saber mais detalhes, consulte a mensagem de confirmação de consulta que recebeu do seu especialista. Essas mensagens podem chegar por um dos seguintes canais: SMS, WhatsApp ou E-mail.
    • Chat: o especialista pode enviar um link para aceder ao chat ou solicitar que faça o download de determinada aplicação, como WhatsApp, Messenger, etc. Para saber mais detalhes, consulte a mensagem de confirmação de consulta que recebeu do seu especialista.
  10. Do que preciso e como me devo preparar para a consulta?

    Se a sua consulta vier a ocorrer por chat ou vídeo, verifique a sua ligação à Internet e a ferramenta que será usada na consulta online.

    Para saber mais, pode apurar mais detalhes no tópico Como conectar-se com o especialista no momento da consulta?