Dr. Jorge Mota

Psiquiatra mais

Preços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Experiência

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dr. Jorge Mota? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas solucionadas

3 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtorno Bipolar

Tenho o diagnóstico de doença bipolar.
Gostava de saber se há alguma forma de me curar de gastos excessivos, que é o único
sintoma, que eu não tenho conseguido controlar??

O problema com os gastos excessivos é que funcionam como um reforço de si mesmos, pelo prazer que dão. Mesmo que esteja controlada a euforia, pode ficar, não a vontade de gastar dinheiro ou comprar coisas, mas de sentir o prazer de as adquirir. Modificar este comportamento significa, por si só, uma opção ilógica pois terá de abandonar algo que lhe dá prazer e trocá-lo por algo banal; o que exige estoicismo e capacidade de sacrifício.
A existência de um objectivo (eg. poupar dinheiro para umas férias, pagar estudos a um filho, etc) poderão servir de motivação. Assumir esse compromisso com alguém (eg, conjuge, filho) ajuda a reforçar o comportamento. Nalguns casos, um bom 'coaching' profissional é fundamental.
Farmacologicamente, é preconizada a utilização de fármacos que interferem com o sistema da recompensa (como alguns fármacos usados por toxicodependentes) mas implicam alguma despesa, a sua utilização regular, e enfrentar o estigma de usar esses fármacos.

Dr. Jorge Mota

Pergunta sobre Transtornos Da Ansiedade

Quando desmaiamos (ataques de ansiedade) devemos beber agua com açucar para recuperarmos???

A ligação entre açucar e ansiedade é indirecta. Uma redução do nível de glicose no sangue é compensada através de mecanismos de produção de glicose pelo organismo, a partir de reservas de energia como as gorduras, nos quais está envolvida a adrenalina. Esta, por sua vez, está associada á ansiedade. Beber água com açucar contraria assim a produção de adrenalina e permite baixar a ansiedade. Mas isto apenas faz sentido nos casos em que a sensação de ansiedade está ligada a um jejum prolongado, com elevação da adrenalina.

Dr. Jorge Mota

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.