Vivo em estado depressivo há 30

6 respostas
Vivo em estado depressivo há 30 anos. Sempre cansada e sem forças para nad
Já consultei psiquiatras e neurologistas tomo medicamentos ( cimbalta, sedoxil inderal ) neste momento. mas já tomei todos e mais alguns. Tenho 52 anos pergunto me porque não tenho vontade para nada mesmo a fazer sempre tratamento? sera que nao é eficaz?
Olá,
em primeiro lugar lamento pelo que está a passar há tantos anos.
Assim, admitindo que está a sofrer de Perturbação Depressiva, esta existe por vezes sob a forma persistente e muito resistente aos tratamentos por vezes, nos subtipos designados: Perturbação Depressiva Major Crónica e na Perturbação Distímica. Será portanto possível que esteja a sofrer de uma dessas formas.

Cumprimentos e melhoras

Serafim Carvalho

É de facto duro viver há 30 anos nessa situação. Mas provavelmente poderá viver mais 40 duma forma mais saudável... Seria de toda a conveniência fazer Psicoterapia, que tem mostrado os melhores resultados (nos casos mais graves acompanhada de medicação) em relação à Depressão mesmo Crónica ou Major.
Seria de extrema importância que começasse a fazer psicoterapia, pois é importante saber lidar com as suas emoções e pensamentos menos positivos. Depois é importante perceber como vivência as situações com que se depara e como as tenta resolver, como toma decisões e acima de tudo como são as pessoas com quem convive, pois todos nós somos seres em que a parte biológica, psicológica e social está presente dai ser importante trabalha-las todas. Lembre-se a medicação ajuda a aliviar alguns sintomas mas não resolve o problema pela raìz, pelo menos de a si uma oportunidade de experimentar e puder ter alguma qualidade de vida.
Viver uma grande parte da sua vida sem conseguir obter resultados é absolutamente inaceitável. Pelo que percebi sempre fez algum tipo de acompanhamento, o que parece é que esse não tem sido o acompanhamento mais eficaz para si. Notei que em todo o tratamento especifico não mencionou o acompanhamento em Psicoterapia, pelo que recomendo que procure um psicoterapeuta e com ele posssam encontrar uma solução para a sua qualidade de vida. No modelo relacional histórico existe uma abordagem que procura sempre o desenvolvimento de maior consciência e percepção do que possa estar a afetar de forma tão séria a sua vida e a falta de energia tão duradoura e incapacitante. No seu caso recomendo que não desista e que procure noutro tipo de acompanhamento uma outra opinião
É corajoso e de uma persistência enorme perguntar, ao fim de 30 anos de sofrimento, se os tratamentos que tem feito são ou não eficazes. E também é de assinalar que nunca a tenham aconselhado ou tenha tentado Psicoterapia.
Não refere se já passou por um processo psicoterapêntico. A par dos tratamentos farmacológicos é de extrema importância a psicoterapia focada nas emoções.