Viva, Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema de saúde, estand

3 respostas
Viva,
Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema de saúde, estando as análises que efectuo anualmente sempre impecáveis.
Estou grávida pela primeira vez, ainda no primeiro trimestre, e faço ácido fólico diariamente, no entanto, como não como leguminosas (feijão, lentilhas, gão-de-bico) por ser intolerante, gostava de saber se existe alguma solução por onde possa passar os nutrientes necessários ao meu bebé.
Pondero a possibilidade de comer peixe (apenas em casos extremos em que não consiga encontrar uma refeição equilibrada fora de casa) mas gostava de manter essa opção como algo excepcional até porque, e agradeço também o esclarecimento neste caso, não sei como o meu corpo irá reagir depois de duas décadas sem ingerir este tipo de proteína e porque essa não é a minha ideologia.
Obrigada, desde já.
Viva!
Não existe qualquer problema na gravidez devido a ser vegetariana desde que a dieta seja bem equilibrada. Não percebi se só não come as três leguminosas que refere, ou se não come absolutamente nenhuma. A exclusão de qualquer tipo de leguminosa, não comendo carne ou peixe, pode tornar a dieta mais delicada.
Em relação à questão que coloca, à partida não haverá rejeição da proteína, até porque consome ovo. Ainda assim, pode começar por experimentar pouca quantidade e espaçadamente. Sempre bem cozinhado.
Aconselho procurar um nutricionista que esteja à vontade em dietas vegetarianas/gravidez, de modo a fazer uma avaliação rigorosa da sua alimentação diária e indicar os ajustes que deve fazer. Felicidades!
Bom dia,

o ovo-lacto-vegetarianismo é perfeitamente compatível com a gravidez, desde que aja uma intervenção nutricional no sentido de garantir que não terá nenhum tipo de carência de nutrientes. O ideal é ser acompanhada por um nutricionista, de forma a garantir que a sua alimentação é adequada à sua gravidez.
Seria importante consultar um nutricionista para a acompanhar neste fase da vida, pois as necessidades de uma grávida são diferentes das necessidades de uma outra mulher. E aí o nutricionista poderá dizer-lhe se necessita de recorrer a mais alimentos fortificados ou até mesmo fazer suplementação, sem ir contra a sua ideologia.
Esperamos ter ajudado.