Tenho 37 anos e após 3 crises

5 respostas
Tenho 37 anos e após 3 crises de diverticulite em menos de 9 meses decidi avançar para a cirurgia por laparoscopia. Após a cirurgia a doença pode voltar ou à partida fica resolvida?
Se a zona de aparecimento dos divertículos for pequena , sim . Se for um diverticulose extensa poderá a vir a ter novos episódios.
Estou de acordo.

Em indivíduos com idade inferior a 40 anos, com mais de 2 episódios de diverticulite, a cirurgia tem indicação formal.
De qualquer forma dede que a zona doente não exceda o cólon esquerdo tem uma probabilidade alta de ficar definitivamente curado !
A indicação cirúrgica após episódios diverticulite não depende apenas da idade e do número de episódios. A cirurgia está sempre indicada se houver um episódio de diverticulite complicada com fistulas e abcessos, se persistirem sinais de inflamação ou estenose na colonoscopia e/ou TAC.
Quando não há internamentos com complicações a necessidade depende de existirem alterações na colonoscopia e da sintomatologia do doente. Não há regra de número de episódios minimo.
A abordagem laparoscopica é sempre preferível. A resolução da doença depende da remoção ampla do colon sigmoide envolvendo o segmento doente garantido a cura e evitando recidivas.
a partida fica resolvida