Trombofilia

4 respostas
Sabem como tratar naturalmente da mutação de gene MTHFR? E os problemas psicológicos associados a essa mutação?
A mutação do gene MTHFR, ou de qualquer outro, é impossível tratá-la! As mutações são como se fossem " más instruções" , e estão presentes em todo o mapa genético de todas as células. Estando esta mutação relacionada com o metabolismo (ou o mau metabolismo) dos aminoácidos, particularmente a Homocisteína.Esta situação , em concreto, é um caso a estudar. Fez análises a vit. B6 ou b12 ? Cumprimentos.
Mutações é muitas vezes confundido com fatalidade genética, mas aqui não é o caso. A maior parte dos indivíduos com variantes no gene MTHFR são assintomáticos. O que há, é uma suspeita de maior predisposição, com essas variantes, a aumento da homocisteína, e baixo folato e outras vitaminas do complexo B, na circulação. Esses desequilíbrios metabólicos podem causar problemas de saúde, e, nas grávidas, aumentar os riscos de malformações e inviabilidade do feto.
Resumindo, as causas principais não são as variantes no gene MTHFR, por isso a terapêutica deve incidir sobre essas causas. Pode encontrar na Homeopatia e noutras especialidades uma solução, a par de aconselhamento sobre como reduzir os riscos de desequilíbrio metabólico.
Se puder, recomendo fazer uma busca por 'healthline MTHFR Gene' para ler a secção "Treatment for related health concerns", onde pode encontrar mais detalhes.
MTHFR é um gene localizado no cromossoma 1 que codifica a enzima 5 10-Methylenetetrahydrofolate redutase, que é muito importante na conversão do ácido fólico em folato (Vit. B9) e no processo de conversão de aminoácidos como da homocisteína em metionina. Quando esta conversão não acontece, o organismo não pode utilizar ácido fólico. É um desequilíbrio metabólico, assintomático em grande parte das casos, mas que pode estar na origem de vários problemas de saúde. Uma mutação MTHFR não deve ser ignorada, pois resulta em inúmeras doenças, incluindo Doença de Alzheimer, problemas de desenvolvimento cognitivo, problemas cardiovasculares, na mulher dificuldade em levar a gravidez até ao fim e más formações no fecto como é o caso do síndroma de Down ou T21. É importante tomar as medidas adequadas para ajudar o seu corpo a superar as mutações MTHFR. São diversas as especificidades das mutações deste gene. Um tratamento homeopático e ortomolecular, pode ajudar a superar os desequilíbrios metabólicos causados pela mutação.
A homeopatia e a medicina natural poderá ajudar nos sintomas e na nutrição molecular de qualquer "doença" diagnosticada, assim como mutações genéticas.

Especialistas

Américo Esteves

Américo Esteves

Clínico geral, Hematologista

Sintra

Américo Esteves

Américo Esteves

Clínico geral, Hematologista

Parede

António J Cabral Gonçalves

António J Cabral Gonçalves

Clínico geral, Hematologista

Lisboa

António Parreira

António Parreira

Clínico geral, Hematologista

Lisboa

Arnaldo R Morais Mendonça

Arnaldo R Morais Mendonça

Hematologista

Porto

Fernando Plácido Miranda Garcia

Fernando Plácido Miranda Garcia

Hematologista, Internista

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 3 perguntas sobre Trombofilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.