Transtornos de Ansiedade

7 respostas
Qual o tratamento mais eficaz para ansiedade generalizada? Terapia cognitivo-comportamental? Acção vs reacção? Choque? . Após várias consultas com psicólogos e psiquiatras de diferentes escolas, ainda não foi possível definir um padrão para o meu caso. Agradecia os vossos esclarecimentos. Obrigado
Olá. Muitas vezes um quadro de ansiedade generalizada esconde uma depressão por detrás.Para o início de tratamento penso que deveria ter alguma medicação. a par da terapia psicológica. Para esta última, eu defendo a psicoterapia emocional, que consiste em averiguar quais são as emoções que estão por detrás da sua ansiedade, e como modificar alguns dos seus padrões de comportamento. Obrigado pela pergunta
Medicação (muitas vezes é difícil acertar na medicação adequada a cada caso) e terapia cognitivo comportamental ( efectuada por alguém com formação específica na área ) .
Considero importante iniciar com uma avaliação do quadro por um psicólogo com experiência em terapia cognitivo comportamental. Depois de avaliado, considerar a medicação para diminuição do quadro sintomático.
Obrigada pela pergunta.
A terapia EMDR é eficaz em situações de ansiedade generalizada, obtendo-se resultados muito rápidos e duradouros.
Para melhor esclarecimento, sugiro que consulte a página da associação portuguesa de EMDR, onde encontrará maior detalhe sobre a terapia e a lista dos psicoterapeutas credenciados.
Concordo com a Ana Moutoso.
Muitas vezes são traumas que estão na origem, sendo que poderão estar no inconsciente.
Uma boa avaliação por um Terapeuta nesta área, seguido de processo de Psicoterapia (eventualmente a par com medicação) parece-me essencial.
Olá! Como está?
Penso que no seu caso a melhor abordagem será a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. No entanto, nada como num primeiro momento ser avaliado por um Psicólogo com experiência em quadros clínicos de ansiedade.

Uma boa avaliação permitirá analisar a pertinência da farmacologia associada à Psicoterapia.

Um bem haja. Aqui ao seu dispôr. Com carinho, Joana de Almeida
Bom dia a psicoterapia cognitivo comportamental é mais eficaz no tratamento das perturbações da ansiedade.