Qual a diferença entre victan, xanax, valium ou klonopim? Tomo victan 2mg dia sim dia não por indica

3 respostas
Qual a diferença entre victan, xanax, valium ou klonopim? Tomo victan 2mg dia sim dia não por indicação da minha medica de família pois ela disse que era o mais fraco e com menos potencial aditivo de todos os ansioliticos. É verdade?
Qualquer uma das três substâncias que refere pertence ao grupo de medicamentos ansiolíticos. Não é possível designar dos medicamentos como "o mais fraco", uma vez que isso dependende da propriedade que estamos a levar em consideração. Por exemplo, podemos dizer que o Alprazolan (Xanax) é menos relaxante muscular que o Diazepan (Valium), mas não é, seguramente, menos ansiolítico. Quanto ao potencial adictivo, diria que este é, actualmente, muito sobrevalorizado. O potencial adictivo de cada uma destas substâncias varia muito com o tipo de personalidade de quem as toma e com a circunstância em que as toma. No caso dos ansiolíticos, enfatizo a importância do aconselhamento por médico como a ferramenta mais eficaz para evitar o desenvolvimento de tolerância, ou de dependência (não são a mesma coisa).
Olá, as normas internacionais afirmam que não se devem receitar benzodiazepinas durante mais do que um mês, porque desenvolvem tolerância e têm um potencial aditivo.
Eu só receito benzodiazepinas em situações muito específicas. E nunca receito Xanax, Lorenin ou Klonopin, que tem o nome em Portugal de Rivotril ou Clonazepam, precisamente devido ao grande potencial aditivo destas substâncias. É verdade que o Victan tem menos potencial aditivo, conforme diz a sua médica de família.
Mas existem medicamentos ansiolíticos que não dão qualquer adição, como a Buspirona, e existem antidepressivos modernos que são muito ansiolíticos e que podem ser também uma alternativa. Isto para não falar em psicoterapia, que pode ser o tratamento de eleição no seu caso.
Recomendo que leia com muita atenção o que disse o Dr. Neto.
Recomendo adicionalmente que procure um psicologo pois este irá contribuir para que estabeleça meios e estratégias para lidar com o que está a levar à tomada de medicação. Ainda assim creio também que deve ser acompanhada/o por um psiquiatra para refletir sobre a medicação que está a tomar.
Atentamente
MJP