quais sao os sintomas de que uma

2 respostas
quais sao os sintomas de que uma variz esofagica rebenta? ha dor?
As varizes esofágicas, gastro-esofágicas ou gástricas isoladas são manifestações semelhantes da chamada hipertensão portal, muito associada a processos de doença crónica do fígado, cirrose, por exemplo, independente da causa da mesma.

São geralmente assintomáticas, pelo que não causam dor. Podem ser diagnosticadas aquando da realização de exames endoscópicos ou então quando se complicam por ruptura.

Na ruptura desencadeia-se uma hemorragia, que pode ser muito volumosa e em último caso conduzir à morte por hemorragia.

Por este motivo são sempre uma emergência médica quando rompem.

Sintomas de ruptura poder ser, tensão arterial baixa, desmaio, palidez, vómitos com sangue vivo ou digerido e fezes pretas.
A rutura das varizes esofágicas é uma emergência médica. Revela-se por vómitos de sangue vivo ou em "borra de café" e dejeções de fezes pretas e mal cheirosas (melenas). Por a hemorragia ser abundante, o doente fica pálido, taquicárdico (coração a bater rápido), hipotenos e pode desmaiar (lipotímia). Habitualmente não refere dor.