Quais sao os especialistas em

3 respostas
Quais sao os especialistas em demencia?
Pode consultar um Neurologista, que provavelmente também o encaminhará para um Neuropsicólogo para auxiliar no diagnóstico ou na manutenção da doença.
O diagnóstico costuma ser feito por um neurologista, que poderá depois recomendar alguma forma de acompanhamento, por exemplo a terapia ocupacional que, através de treino cognitivo, pode contribuir para atrasar o desenvolvimento da doença.
O diagnóstico e acompanhamento de uma situação de demência poderá ser realizado por um Neurologista ou por um Psiquiatra.

Em termos de diagnóstico, entre outros exames, deverá ser solicitado um exame neuropsicológico, realizado por Neuropsicólogos (Psicólogos especializados em Neuropsicologia Clínica).

Em termos de intervenção, após estabelecido o diagnóstico de demência, dependendo da situação poderão estar envolvidos vários técnicos: Neurologistas ou Psiquiatras, Psicólogos,Terapeutas Ocupacionais ou Fisioterapeutas.

A abordagem de intervenção, apesar de seguir certos princípios, deve ser individualizada e, como tal, varia de caso para caso.