Quais são as causas de eczema

Quais são as causas de eczema nas palmas das mãos? Quais são os efeitos das pomadas corticóides ?

2 respostas


As causas conhecidas são várias Podem ser causas endógenas (do próprio indivíduo) ou exógenas como por exemplo contacto com algumas substâncias Os corticoides quando usados prolongadamente podem levar a atrofia cutânea e provocar agravamento de algu- mas patologias

P

Dr. Paulo Santos

Dermatologista

Valongo

Agendar consulta

O eczema das mãos é uma das formas mais comuns de eczema no adulto. A lavagem frequente das mãos, o contacto com detergentes, químicos ou luvas de borracha podem contribuir para a "irritação" da pele e consequente aparecimento de eczema. A aplicação de creme hidratantes várias vezes por dia é fundamental no controlo do problema. Nos casos mais graves poderá ser necessário utilizar corticóides tópicos. São fármacos seguros, desde que utilizados com cuidado. A utilização prolongada poderá levar à atrofia da pele, aparecimento de estrias ou dilatações vasculares. Mais uma vez, o acompanhamento médico é essencial.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.