para que serve a espirometria?

2 respostas
para que serve a espirometria?
A espirometria é um exame pulmonar, também conhecido como prova funcional respiratória, que ao avaliar a capacidade pulmonar através dos registos dos volumes e fluxos de ar permite o diagnóstico de diferentes patologias respiratórias.

As principais patologias diagnosticadas com este exame são as doenças obstrutivas, como a asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica) e as doenças restritivas, mais raras, como a fibrose pulmonar idiopática, entre outras.
A Espirometria é um exame simples que permite avaliar parte da capacidade respiratória de um doente. Faz parte de outros exames mais completos dentro dos Provas Funcionais respiratórias. Permite rastrear e diagnosticar doenças obstrutivas e restritivas , mas sempre enquadrado na clínica do doente.