O vicio em pornografia causa alguns distúrbios no psicológico do homem e nos relacionamentos? Já li

5 respostas
O vicio em pornografia causa alguns distúrbios no psicológico do homem e nos relacionamentos?
Já li q a pornografia altera o desejo pela parceira...
Mas é somente pela parceira ou por mulher em geral...
O homem deixa de ter desejos em geral ou é apenas um bloqueio com a parceira?
Os comportamentos aditivos manifestam-se de formas diferentes de pessoa para pessoa, e só em contexto clínico é possível saber o impacto desta patologia na vida do indivíduo, no entanto os comportamentos aditivos no geral têm um impacto negativo nas relações interpressoais. Em relação á pornografia, pode estar associado a alterações na líbido, desempenho sexual e no desejo.
Boa tarde. Poderá ser importante a procura de um Psicólogo para avaliar em específico a sua situação. O vício em pornografia pode ter um impacto bastante significativo na vida da pessoa, quer a nível da própria saúde mental e bem-estar, relações interpessoais e satisfação sexual. Deverá compreender as causas e o impacto desse comportamento no seu quotidiano. Cumprimentos, Vera Faria
Boa noite. O consumo exagerado de pornografia é considerado um vício, existe uma procura constante de prazer que pode causar danos psicológicos, físicos e sociais. Quando existem comportamentos aditivos o cérebro liberta dopamina um neurotransmissor que dá uma sensação de satisfação, prazer e recompensa imediata. Quanto mais o indivíduo repete esses estímulos/comportamentos mais procura existe pelo prazer e isso pode aumentar ainda mais a frequência do comportamento, como se fosse outro consumo, álcool, drogas, o funcionamento a nível cerebral é o mesmo.
É importante procurar ajuda de um psicólogo para que seja feita inicialmente uma avaliação e depois dependendo da avaliação começar uma intervenção para o treino de competências sociais, aprendizagem de outras formas de prazer, técnicas de auto controlo, fortalecimento de relações, etc. Não deve ser algo a ser desvalorizado pois pode trazer consequências muito negativas para a vida da pessoa, no trabalho, família, relações amorosas, problemas de autoestima, satisfação sexual, entre outras... Podem existir comorbidades como ansiedade, depressão e outras perturbações, portanto o melhor é procurar a ajuda de um psicólogo.
Espero ter ajudado
As melhoras
Diana Silva

Olá!
Espero que se encontre bem.
Estamos a falar de uma compulsão e não de um consumo ocasional deste tipo de conteúdo.
O vício em pornografia pode causar distúrbios psicológicos devido às alterações na maneira como cérebro processa as informações recebidas, alinhadas com a história de vida da cada pessoa.
Torna-se difícil responder a sua questão pelo simples facto de que cada indivíduo pode assimilar, gerir e responder de maneira diferente à exposição frequente a este tipo de conteúdo.
Os efeitos e sintomas do vício em pornografia podem ser maiores ou menores devido às vulnerabilidades pessoais, relacionada com a/o parceira/o, com a saúde psicológica, saúde clínica, propensões…
A exposição frequente a este tipo de conteúdo pode acarretar isolamento social, baixa autoestima, sintomas da ansiedade, sintomas da depressão, bem como prejudicar várias áreas do funcionamento da pessoa.
De maneira geral, a exposição excessiva (compulsiva), associada às vulnerabilidades pessoais, poderá alterar o desejo pela/o parceira/o, mas também poderá afetar negativamente o desejo para com outras mulheres ou homens.
Caso tenha um comportamento compulsivo relacionado com a pornografia ao ponto de ter prejuízo em uma ou em várias áreas da sua vida, o apoio psicológico poderá ajudar.
Cuide de si.
Um abraço!
Olá, o comportamento aditivo implica consequencias negativas em várias áreas (física, mental e social), seja com substâncias (álcool, tabaco, outras) ou sem substâncias (jogo, internet, pornografia). Procure a ajuda profissional de um Psicólogo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!