O que e uma reabilitação pe

5 respostas
O que e uma reabilitação períneo--esfincteriana?
Trocando por "miúdos" será reabilitação do pavimento pélvico com tonificação dos músculos. Existem vários métodos e técnicas tais como o biofeedback, exercícios de Kegel, Ginastica abdominal hipopressiva, cones de plevnik, pompoarismo,...
É uma reabilitação dos músculos do pavimento pélvico, os músculos conhecidos por serem usados para conter as fezes ou urina. Os problemas mais comuns que a patologia destes músculos originam são: incontinência urinária e/ou fecal, dispareuria (dor na relação sexual), prolapsos uterinos (queda do útero), entre outros. Qualquer outra dúvida estou disponível para esclarecer. Caso pretenda mais informações pode consultar vários artigos que temos disponibilizados no site da nossa clínica - FISIOVIDA
A reabilitação dos músculos do pavimento pélvico deve ser feito por um profissional especialista na área da saúde da mulher ou do homem. Trata se de recuperar a função dos músculos, nem sempre é só para fortalecer. Procure ajuda especializada
Tal como os meus colegas já escreveram, esta reabilitação tem a ver com os músculos, pele , ligamentos, etc da região do pavimento pélvico (entre as penas), mas também intervimos nos musculos do abdomen/costas e diafragma. Não tem só a ver com fortalecimento, mas também com outros objectivos, tais como relaxamento ou alongamento , etc. Esta reabilitação também implica algumas mudanças de hábitos no seu dia dia . O ideal é ser acompanhado(a) por um médico e fisioterapeuta. Normalmente as especialidades medicas são : urologia, uro-ginecologia e/ou gastro entereologia e o fisioterapeuta deve estar especializado na área da Reabilitação uro-ginecologica ou Fisioterapia das disfunções do pavimento pélvico
Períneo é o nome dado ao conjunto de músculos que se encontram na zona inferior da pélvis (grupo onde também estão incluídos os esfíncteres). Para melhor perceber onde se encontra dou o seguinte exemplo, o períneo é a zona que está em contacto com o "selim da bicicleta".
A reabilitação "períneo-esfincteriana" refere-se à recuperação de funções desses músculos, seja para conter gases, fezes, urina ou função sexual.
Este tipo de recuperação deve ser realizada por Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Uroginecológica, que após a sua avaliação irá perceber quais as causas da disfunção e escolher quais as técnicas de tratamento mais indicadas.
Para mais informações, não hesite em visitar o site fisiclinic.com