O que é uma prótese esquelé

6 respostas
O que é uma prótese esquelética?
Prótese em cromo cobalto, mais resistente que a acrilica, e mais suportad nao so pelos dentes remanescentes como pela gengiva. . (dento muco suportada) e habitualmente ocupa menos espaço na boca
A prótese esquelética tem a vantagem sobre a prótese acrílica de ser mais resistente, mais higiénica e mais fina por se basear numa estrutura metálica, o que permite um maior conforto.
Outra vantagem é também o melhor suporte o que impede o seu afundamento na gengiva.
No entanto, tem como desvantagem o preço mais elevado em relação à prótese acrílica, devido aos custos dos materiais e procedimento laboratorial mais complexo.
Uma prótese esquelética tem uma base metálica em Cr-Co tornando-se mais fina, mais pequena e com sistemas de fixação mais robustos.
As próteses esqueléticas são um tipo de próteses removíveis. São mais dispendiosas que as próteses acrílicas, cerca de 2 a 3 vezes mais. Utilizam-se para a substituição de 1 ou mais dentes mas não como próteses totais, pois requerem alguns dentes para a sua óptima função e retenção. A sua base de sustentação ou esqueleto é feito numa liga metálica inoxidável (cromio, niquel e cobalto) revestido de dentes e gengiva de acrílico. É mais confortável que a total acrílica pois é mais pequena e fina, assim como é mais resistente a fracturas. São essencialmente apoiadas nos dentes durante a mastigação.
É uma prótese com esqueleto em metal e dentes e gengivas em acrílico
Prótese com base em metal (Cr-Co) e dentes e gengivas em acrílico .
Tem vantagens e desvantagens relativamente ás próteses convencionais ,sendo por isso necessário analisar caso a caso, a sua escolha.