O meu psiquiatra dobrou a dose de 50mg para 1oomg há dez dias que o tomo e sinto efeitos colaterais
2
respostas
O meu psiquiatra dobrou a dose de 50mg para 1oomg há dez dias que o tomo e sinto efeitos colaterais é normal?Há certas coisas que se enraizadam na mente e demoram dias a irem embora é normal
Há efeitos secundários transitórios que podem acontecer com esse aumento de dose de Sertralina. Há efeitos transitórios ou de adaptação que são pouco comum e passam passados uns dias como náuseas ou dores de cabeça. Depois há efeitos que podem acontecer e permanecemr durante grande parte do tratamento, sendo os principais os efeitos a nível sexual: diminuição da vontade em ter relações sexuais tanto no homem como na mulher e dificuldade em atingir o orgasmo na mulher ou atraso/demora na ejaculação no homem.
Boa tarde. Sim, isso pode acontecer e é relativamente frequente após aumentar a dose de um antidepressivo, sobretudo nos primeiros dias ou primeiras 2–3 semanas. Quando se sobe de 50 mg para 100 mg, o cérebro precisa novamente de um período de adaptação química, e nessa fase podem surgir ou intensificar-se alguns efeitos colaterais: maior ansiedade, sensação de cabeça “presa”, pensamentos mais repetitivos, tensão interna, alterações do sono, náuseas, tonturas ou uma sensação estranha de não conseguir “desligar” certas ideias.
E aquilo que descreve — “há certas coisas que ficam enraizadas na mente e demoram dias a ir embora” — também é muito típico dos estados ansiosos e depressivos. O cérebro fica mais hiperfocado nas preocupações, nas sensações físicas ou em pensamentos negativos, como se tivesse dificuldade em largar determinados circuitos mentais. Não significa que esteja a piorar irreversivelmente ou a “perder o controlo”. Muitas vezes é precisamente o sistema nervoso ainda em fase de reorganização.
O importante costuma ser perceber:
se os sintomas são suportáveis e estão gradualmente a estabilizar;
ou se estão a tornar-se demasiado intensos, incapacitantes ou diferentes do habitual.
Na maioria dos casos, o organismo vai acomodando a nova dose ao longo das semanas e a tendência é existir mais estabilidade emocional depois dessa fase inicial.
Muitas pessoas desistem demasiado cedo porque interpretam estes dias de adaptação como sinal de que “a medicação faz mal” ou “não resulta”. E, curiosamente, várias vezes é exatamente depois dessa fase mais desconfortável que começam finalmente a sentir alívio, menos ruminação mental e mais serenidade interior.
E aquilo que descreve — “há certas coisas que ficam enraizadas na mente e demoram dias a ir embora” — também é muito típico dos estados ansiosos e depressivos. O cérebro fica mais hiperfocado nas preocupações, nas sensações físicas ou em pensamentos negativos, como se tivesse dificuldade em largar determinados circuitos mentais. Não significa que esteja a piorar irreversivelmente ou a “perder o controlo”. Muitas vezes é precisamente o sistema nervoso ainda em fase de reorganização.
O importante costuma ser perceber:
se os sintomas são suportáveis e estão gradualmente a estabilizar;
ou se estão a tornar-se demasiado intensos, incapacitantes ou diferentes do habitual.
Na maioria dos casos, o organismo vai acomodando a nova dose ao longo das semanas e a tendência é existir mais estabilidade emocional depois dessa fase inicial.
Muitas pessoas desistem demasiado cedo porque interpretam estes dias de adaptação como sinal de que “a medicação faz mal” ou “não resulta”. E, curiosamente, várias vezes é exatamente depois dessa fase mais desconfortável que começam finalmente a sentir alívio, menos ruminação mental e mais serenidade interior.
Perguntas relacionadas
- Bom dia, a minha filha, que agora tem 18 anos, começou a ter ataques de ansiedade aos 8 anos, já consultou 2 psicólogos (num deles esteve varios anos), 2 psiquiatras (num deles esteve varios anos), mas foram sempre tratamentos, à base de psicoterapia. Mas nunca a senti que se sentisse aliviada…
- Olá a todos, a minha Neurologista diz que sofro de ansiadade e mandou tomar Victam e Fluoxetina, mas tenho medo começar a tomar, á que diz que tenho também algo de "nervo Vago" descontrolado etc etc, tenho certas horas do dia algo que passa pelo corpo sensação estranha e parece que vou desmair…
- Boa noite,eu quando eu faço xixi arde me a fazer e vou muitas vezes a casa de banho o que posso aliviar a dor ?
- Boas,comecei tomar Desvenlafaxina 14 dias,desde 3 dia fique mais ansioso, nervoso toda hora ate da vontade chorar. E normal ainda ir nos 14 dias com estes sintomas?
- Tomei unisedil diazepam 5 mg para ansiedade as 8 da manhã quando posso tomar agora ?
- Tomei um victan 2mg as 9 da manhã quando posso tomar outro
- Tomei victan 2 mg era 6 da manhã quando posso voltar a tomar?
- Qual o menos prejudicado? Eu tomava diazepam 10mg tomava 2 por dia as vezes ate mais Agora estou a tomar alprasolan 0.5 pois neste caso chego a tomar 3 ao dia Mas tanto um como o outro normalmelte essa quantidade era tomada entre 2 a 3 horas
- Boa tarde, mãos e pes frios e suados pode ser ansiedade?
- Se homem tocar no obejto com sida e depois tocar no seu pénis e fazer sexo anal pode transmitir?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
O seu caso é semelhante? Estes profissionais podem ajudá-lo:
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.