o aparelho de ouvido, não faz

2 respostas
o aparelho de ouvido, não faz perceber bem as pessoas, apenas os sons são mais elevados! porquê?
A pergunta é bastante pertinente e revela um mito ainda presente na população: colocar um aparelho auditivo não "cura" por si só a perda auditiva. O som tem como características a frequência e a intensidade. A frequência relaciona-se com o facto dos sons poderem ser de natureza grave / aguda, enquanto a intensidade é referente ao facto do som ser forte / fraco (ou baixo/alto). Todos os sons da fala apresentam frequências específicas e diferentes. Essencialmente, quando existe perda auditiva existe um défice no espectro de frequências que o nosso ouvido é capaz de ouvir. Quando se coloca um aparelho auditivo tem de se ajustar o mesmo em termos de frequências e intensidade. No entanto, ao colocá-lo não passamos automaticamente a ouvir pois é necessário (re)aprender a "ouvir" as frequências que não eram audíveis até então. A Terapia da Fala é uma área complementar à audiologia, pelo que recomendo que consulte um audiologista de modo a esclarecer outras questões. Cumprimentos
Após a colocação de uma prótese auditiva, a reabilitação auditiva vai muito mais além que a programação auditiva, tendo em conta as características da sua perda auditiva. Tem a ver com processamento auditivo! Cada vez mais os achados científicos ao nível da habilitação auditiva passa por realizar treino auditivo, para que essas dificuldades descritas pelo paciente, em relação à qualidade auditiva após o uso de uma prótese não se manifestem ou que sejam mínimas.