Hirsutismo

1 respostas
Há 10 anos atrás foi-me diagnosticada Síndrome do Ovário Policístico depois de várias semanas com dores. Encontraram um quisto com 6cm num dos meus ovários e outros quistos disfuncionais mais pequenos, em ambos os ovários. Nessa altura comecei a tomar a pílula combinada, mas há 2 anos foi-me diagnosticado cancro no fígado e passei a tomar a pílula apenas com progesterona (Azalia), pois o estrogénio poderia agravar a minha doença no fígado. Tenho-me dado muito bem com esta pílula, não sinto efeitos secundários como irritabilidade, dores de cabeça ou enjoos como acontecia com a pílula combinada.

Porém,desde que comecei a tomar apenas progesterona, começaram a surgir mais pêlos no meu corpo, nomeadamente neste último ano. Com isto quero dizer que os pêlos que já existiam, por exemplo nos braços, começaram a ficar mais grossos e a crescer em comprimento, e começaram a aparecer mais pêlos em outras zonas do corpo como na barriga, dedos e palmas das mãos, parte de dentro dos braços, costas. Para além disto continuo (desde os meus 14 anos, tenho 24 atualmente) a apresentar muitos pêlos grossos no queixo e pescoço, que tenho de arrancar diariamente. Apenas gostava de entender o porquê disto. As análises hormonais (TSH, FT4. Anti-tiroideus TPO e TG, Testosterona Total, Estradiol, FSH e LH) estão normais, e os ovários não apresentam quistos disfuncionais atualmente. A tiróide apresenta alguns nódulos com cerca de 5mm que se têm mantido estáveis ao longo destes 2 anos, que os médicos dizem não ser nada de preocupante, e consideram que tenho uma tiróide pequena e com um tamanho e contornos regulares. Poderá isto ser ainda devido a SOP? Pode-se considerar que ainda sofro de SOP mesmo já não apresentando quistos nos ovários?
Já tive consulta com um endocrinologista e uma ginecologista e apenas me dizem que isto é normal, que sou morena e portuguesa, e isso basta. Mas para mim não é normal ter pêlos tão grossos no pescoço, não é normal notar um aumento tão grande e súbito dos pêlos em todo o meu corpo, pêlos que não estavam presentes ou, caso existissem, não eram tão longos e escuros há 1 ano atrás.
Deveria fazer outras análises mais completas? Outros exames médicos?

A minha doença no fígado atualmente está controlada, através de procedimentos cirúrgicos (ablação), sendo que nunca fiz mais nenhum tipo de tratamento de quimio ou radioterapia. A única medicação que tomo é a pílula, e desconheço ter qualquer outra doença. As minhas análises apresentam-se sempre com valores normais, não sofro de diabetes ou obesidade (Tenho 1.65m e peso 57kg). Mas é certo que esta situação está a ter um impacto muito negativo na minha auto-estima, ao ver cada vez mais pêlos no meu corpo e não saber o porquê disto. Para além da ansiedade que me causa, pois fico preocupada com a possibilidade de se tratar de algum problema de saúde que está a ser desvalorizado. É muito frustrante.

Agradeço qualquer ajuda que me possam disponibilizar, ficaria mesmo muito grata.

Obrigada
Sim o SOP faz isso por producao de excesso de androgenios
A pilula so com progesterona nao e suficinte para travar o ovario
Tem que fzer analisesa supra renal pois e 1 dascausas do hirsutismo
Consulte tambem um dermatologista pois ha tratamentos para isso alem da pilula
E ha um diuretico que controla isso tambem