Hirsutismo
Há 10 anos atrás foi-me diagnosticada Síndrome do Ovário Policístico depois de várias semanas com dores. Encontraram um quisto com 6cm num dos meus ovários e outros quistos disfuncionais mais pequenos, em ambos os ovários. Nessa altura comecei a tomar a pílula combinada, mas há 2 anos foi-me diagnosticado cancro no fígado e passei a tomar a pílula apenas com progesterona (Azalia), pois o estrogénio poderia agravar a minha doença no fígado. Tenho-me dado muito bem com esta pílula, não sinto efeitos secundários como irritabilidade, dores de cabeça ou enjoos como acontecia com a pílula combinada. Porém,desde que comecei a tomar apenas progesterona, começaram a surgir mais pêlos no meu corpo, nomeadamente neste último ano. Com isto quero dizer que os pêlos que já existiam, por exemplo nos braços, começaram a ficar mais grossos e a crescer em comprimento, e começaram a aparecer mais pêlos em outras zonas do corpo como na barriga, dedos e palmas das mãos, parte de dentro dos braços, costas. Para além disto continuo (desde os meus 14 anos, tenho 24 atualmente) a apresentar muitos pêlos grossos no queixo e pescoço, que tenho de arrancar diariamente. Apenas gostava de entender o porquê disto. As análises hormonais (TSH, FT4. Anti-tiroideus TPO e TG, Testosterona Total, Estradiol, FSH e LH) estão normais, e os ovários não apresentam quistos disfuncionais atualmente. A tiróide apresenta alguns nódulos com cerca de 5mm que se têm mantido estáveis ao longo destes 2 anos, que os médicos dizem não ser nada de preocupante, e consideram que tenho uma tiróide pequena e com um tamanho e contornos regulares. Poderá isto ser ainda devido a SOP? Pode-se considerar que ainda sofro de SOP mesmo já não apresentando quistos nos ovários? Já tive consulta com um endocrinologista e uma ginecologista e apenas me dizem que isto é normal, que sou morena e portuguesa, e isso basta. Mas para mim não é normal ter pêlos tão grossos no pescoço, não é normal notar um aumento tão grande e súbito dos pêlos em todo o meu corpo, pêlos que não estavam presentes ou, caso existissem, não eram tão longos e escuros há 1 ano atrás. Deveria fazer outras análises mais completas? Outros exames médicos? A minha doença no fígado atualmente está controlada, através de procedimentos cirúrgicos (ablação), sendo que nunca fiz mais nenhum tipo de tratamento de quimio ou radioterapia. A única medicação que tomo é a pílula, e desconheço ter qualquer outra doença. As minhas análises apresentam-se sempre com valores normais, não sofro de diabetes ou obesidade (Tenho 1.65m e peso 57kg). Mas é certo que esta situação está a ter um impacto muito negativo na minha auto-estima, ao ver cada vez mais pêlos no meu corpo e não saber o porquê disto. Para além da ansiedade que me causa, pois fico preocupada com a possibilidade de se tratar de algum problema de saúde que está a ser desvalorizado. É muito frustrante. Agradeço qualquer ajuda que me possam disponibilizar, ficaria mesmo muito grata. Obrigada
1 resposta
Sim o SOP faz isso por producao de excesso de androgenios A pilula so com progesterona nao e suficinte para travar o ovario Tem que fzer analisesa supra renal pois e 1 dascausas do hirsutismo Consulte tambem um dermatologista pois ha tratamentos para isso alem da pilula E ha um diuretico que controla isso tambem
Perguntas semelhantes
- Dia 28 de Setembro tomei a nova cartela da pilula. Tive relações dia 4 e 5 de outubro. Na ultima sem
Estou na terceira semana da pilula, tive um episodio de diarreia 3 horas depois da toma da pílula. T
Tenho os lábios grandes da vagina bastante vermelhos e a descamar. Bastante comichão e secura. Acred
Estou na terceira semana da pilula Tive um episodio de diarreia 3 horas depois da toma da pílula, to
Boa tarde, tenho 23 anos e após me ser diagnosticada uma anemia crónica iniciei a toma da pilula S
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.