Hiperplasia Benigna da Próstata

1 respostas
Boa tarde!
Tenho 60 anos e todos os anos faço rastreio a próstata em Julho. Este ano comecei com problemas antes do rastreio. Normalmente o rastreio aponta hpb (28g) e insuficiente esvaziamento da bexiga com algum resíduo pós miccional. Urino com jacto fraco desde que me lembro. Se beber muita água (coisa que não faço normalmente) urino bem sem qualquer esforço. Por vezes tenho dificuldade em iniciar a micção. E para não deixar muito resíduo na roupa término com alguma pressão na zona do perineo. Isso ajuda a esvaziar a uretra.
Há cerca de 1 mês que sinto um picor na uretra mas apenas na extremidade (não mais de 2 cm). Não tenho corrimento nem dor ao urinar. Apenas impressão tipo inflamação e a sensação de ter uma agulha espetada na parte posterior da glande. Já fiz tratamento para clamidia e neisserea com Azitromicina
mais Cefuroxima (1g oral e o segundo em im). Ao fim três semana os sintomas estavam iguais. Fiz Doxicilina 100 duas vezes dia oito dias. Terminei agora e os sintomas persistem. Fiz urocultura antes do primeiro curso de antibiótico e deu negativo (gram e Cultural). Voltei a fazer agora e negativo idem. Psa era 1,51 antes de tomar os primeiros antibióticos e voltei a repetir e deu 2,28. (O laboratório não foi o mesmo).
O ano passado tinha dois cálculos nos rins. Em Março não foram detectados por tac. Apenas um quisto de 17mm. Começo a ficar preocupado por não ver luz ao fundo do túnel. Estou um pouco perdido. Agradecia uma orientação. Obrigado
Uma resposta rápida, que apenas deve ser considerada uma apreciação superficial do que refere:
- Não tem problemas prostáticos atuais, pois não tem queixas miccionais, a próstata é pequena, não tem resíduo pós-miccional significativo e o PSA é baixo. Não deve fazer qualquer tratamento específico, mas deve beber mais água.
- Se a TAC não revela cálculos nos rins é porque não tem cálculos nos rins. Bebendo pouca água e não tendo tido sinais de ter eliminado os cálculos, é provável que fosse uma má interpretação da ecografia renal de há 1 ano. Deve beber mais água.
- Tem sintomas de uretrite. A antibioterapia que fez parece correta. Melhorou, mas pode ter havido recontágio. Eventuais parceiras sexuais fizeram o mesmo tratamento? Pode ser necessário fazer colheita de exsudado uretral e análises para tentar descobrir a causa do problema.