Gostaria de saber qual o diagnóstico pra quem tem medo extremo de doenças e sempre acha que pode est

Gostaria de saber qual o diagnóstico pra quem tem medo extremo de doenças e sempre acha que pode estar doente, se eu sentir qualquer sintoma já penso o pior e fico apavorada e começo a sentir sintomas físicos, como tontura, coração acelerado. O que devo fazer?

3 respostas


Olá, O mais certo é estar a sofrer de perturbação de pânico. Trata-se de uma perturbação de ansiedade que evolui com crises de pânico/estados de ansiedade muito intensos podendo ocorrer com: taquicardia, dificuldades em respirar, dor torácica, tremores, formigueiros, arrepios de calor e frio e impressão de sofrer de doença grave, de perder o controlo ou de morrer. A atitude hipocondriaca costuma ser muito intensa e a pessoa pode sentir necessidade de ir às urgências e de fazer vários exames complementares. A perturbação tem na maioria das vezes traramento e prognóstico favorável. Consulte um técnico de saúde mental que fará a avaliação adequada concerteza.


A hipocondria é o item o F 45.2 da classificação Internacional das doenças. Pode pesquisar lá algumas características desta doença.


Trata-se de uma perturbação hipocondríaca, manifestação de uma perturbação ansiosa ou fobia, surgindo por vezes ataques de pânico. Ultrapasse as consultas de ambulatório por psicoterapia se for necessário.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.