Gostaria de saber o que é o parasita

2 respostas
Gostaria de saber o que é o parasita toxoplasma goondii?
Um parasita é um microorganismo que infeta outro organismo (o hospedeiro) e do qual retira os meios para a sua sobrevivência, normalmente com prejuízo deste (processo conhecido por parasitismo).
A toxoplasmose é uma doença causada pelo organismo unicelular protozoário Toxoplasma gondii. Este parasita pode infectar o Homem através da ingestão de carne (porco, vaca ou cordeiro) crua ou mal passada, do contato com gatos infetados, da ingestão de leite ou queijo não pasteurizado, da ingestão de vegetais mal lavados ou do contato com o solo contaminado. Habitualmente a infecção no Homem é assintomática ou de pouca gravidade, semelhante a um síndrome gripal.
O principal problema ocorre quando a infeção acontece na mulher grávida, já que pode haver graves consequências o feto. A taxa global de transmissão materno-fetal varia entre 30%-40% e há uma relação inversa entre o tempo de gravidez em que ocorre a infecção fetal e a gravidade da doença.
Cordialmente, Brenda Domingues.
Acrescento que a suspeita na gravidez de infecção ativa deve ser tratada , que o tratamento é fácil e com espiramicina , e deve ser efetuado para prevenção das lesões fetais , potencialmente graves .
Mais deve ser referido que a infecção por Toxoplasma gondii embora dê origem á produção de anticorpos IgG E IgM , não confere imunidade (ao invés do que acontece com a Rubéola) pelo que a determinação dos Ac Antitoxoplasma deve ser efetuada em cada trimestre na gravidez .