Fui operada a C6/7, tendo diagnóstico

2 respostas
Fui operada a C6/7, tendo diagnóstico prévio de discopatia grave igualmente na C5/6, no entanto esta não foi intervencionada. A resposta que me foi dada foi q esta não estava ainda a fazer compressao na medula. Será está resposta normal? A intenção n é evitar que tal aconteça?
As hérnias podem não ser sintomáticas e apenas um achado no exame realizado. É frequente uma hérnia não ter indicação cirúrgica por este facto (não contactando a medula ou a raiz nervosa, ou porque as suas queixas apontavam compressão da raiz nervosa do espaço operado).
Se o seu médico lhe referiu que não havia necessidade de operar, será possivelmente por esse facto. No entanto, dependendo do tipo de cirurgia que foi feita, artrodese (substituição do disco por um implante para promover fusão entre as duas vértebras) ou artroplastia (substituição por uma prótese de disco), o risco de agravamento dessa hérnia não cirúrgica existe (sendo maior no caso da artrodese).
Ja falamos varias vezes sobre a questão das hernias de disco, quer lombares quer cervicais, não terem indicação cirurgica na maioria dos casos. Costumo dizer aos meus doentes :"A hernia não é um tumor, não precisa ser tirada unicamente porque está lá..."
As hernias tem indicação cirurgica quando causam dores incoerciveis ou um defeito neurologico progressivo. Pelo resto a cirurgia não têm um papel "Preventivo" na patologia discal. Se a Sra esta tratada das queixas preoperatorias então significa que o seu cirurgião não só escolheu com razão o disco certo para operar, mas sobretudo poupou-lhe o outro disco que poderá assim ainda exercer a sua função. O objetivo de qualquer cirurgia é tirar o "Problema" tentando preservar o máximo possivel a integridade da nossa anatomia.