Foi indicada a extração dos dois 2os molares à nossa filha de 12 anos, que apresenta uma mordida cla

3 respostas
Foi indicada a extração dos dois 2os molares à nossa filha de 12 anos, que apresenta uma mordida classe II, para a colocação de aparelho. Estamos apreensivos quanto à necessidade real dessa extração, uma vez que se tratam de dentes saudáveis e, a nosso ver, importantes para a mastigação dos alimentos. Será essa extração fundamental?
Só depois de ser efetuada uma avaliação clínica e dos exames complementares de diagnóstico radiografias se pode fazer um correto plano de tratamento ortodontico. Só assim se poderá perceber a razão e necessidade de extrações de dentes definitivos. Estes dentes por norma correspondem aos pré-molares quando existe falta de espaço na arcada no entanto são necessários mais dados para uma opinião mais rigorosa.
Depois de uma análise cuidadosa do caso clínico, pode ser necessário fazer o tratamento ortodôntico com extração de dentes, mesmo saudáveis.
Deve consultar um Médico Dentista, especialista em ortodontia.
Nos pacientes de classe II ,a solução encontrada passa muitas vezes por uma extração de cada lado (de dentes definitivos na arcada superior!).Normalmente são os pré-molares e não os 2ºs molares o que não quer dizer que esta solução não seja correcta.Só analisando todo o caso (moldes,rx,estudo cefalométrico,etc) se pode avaliar a solução que lhe propuseram.Mas os pais ,NÃO devem ter medo das extrações .A paciente não vai ficar diminuida na sua capacidade mastigatória (antes pelo contrário) e normalmente facilita o aparecimento dos dentes do siso superiores ,quando chegar a idade 16-18 anos.São dentes que muitas vezes teriam de ser extraídos por dificuldade de erupção e que têm agora mais oportunidade de vingar!