depressão

3 respostas
Se existem exames de sangue para determinar os niveis de seretonina, dopamina, noradrenalina etc porque não se fazem antes de se receitar antidepressivos? obrigado
Não existe qualquer evidência científica que faça uma correlação entre os valores detectados no sangue e os existentes na sinapse entre os neurónios que são detetados por técnicas de laboratório altamente complexas e dispendiosas. Aliás existe Barreira Hemato-Encefálica que não permite transposições livres e reversíveis de produtos químicos e biológicos (barreira bioquímica de defesa do cérebro em relação ao meio corporal envolvente) assim como também existem questões altamente complexa de neuro-dinâmica dos neuro-transmissores muito difíceis de medir. Somente indirectamente e de modo algo cruendo. Portanto qualquer pretensão de o fazer não tem qualquer justificação ou base científica.
Concordo com a opinião anterior e acrescento que os receptores da serotonina são muito complexos e existe alguma dificuldade em perceber os mecanismos envolvidos, nomeadamente os efeitos dos antidepressivos. O seu uso depende da experiência clínica e, algumas vezes, a medicação tem de ser mudada. É também importante considerar os efeitos secundários
É a densidade relativa dos recetores (serotoninérgicos versus catecolaminérgicos, gabaérgicos versus glutamaérgicos, nicotínicos versus muscarínicos, para não falar nos mediadores destes recetores) e, em cada um destes, entre os tipos com ação oposta, que os traços de comportamento mais inibidos ou mais ativados, num fundo depressivo, se vão manifestando. Logo é impossível estabelecer um paralelismo entre um determinado neurotransmissor e um estado depressivo que, para além disto, tem uma vertente relacional e existencial evidente.