Como posso convencer a minha companheira

6 respostas
Como posso convencer a minha companheira a aceitar o tratamento de um especialista na área de transtorno da personalidade paranóide? .
Conversar com a sua companheira sobre o que sente é um passo importante e mostrar_lhe que determinados comportamentos da parte dela podem estar a afetar a vossa relação. Muito importante é perceber que tipo de pensamentos e comportamentos ela apresenta e se nada tem a ver com atitudes da sua parte que lhe possam estar a transmitir insegurança. Perceber se esses mesmos comportamentos lhe causam sofrimento a ela se sim será mais fácil conseguir com que ela peça ajuda. Outro aspeto que pode ajudar é experimentar marcar uma consulta com um psicoterapeuta para ambos e ele avaliar e mostar a necessidade de ajuda.
É importante fazer perceber que a forma como está a pensar influencia o modo como se sente. Este modo como se sente nas três dimensões, (com ela, com a vida/mundo e com os outros) influencia as suas atitudes, os seus comportamentos comprometendo as suas ações. Este processo bloqueia o seu bem estar e a sua felicidade. ´
Antes de falar em diagnóstico é importante fazer primeiro uma avaliação da sua personalidade com testes adequados.
Poderá falar com a sua companheira e tentar perceber se ela sente algum sofrimento, ou se gostaria de melhorar algumas áreas da sua vida neste momento. Se sim quais as dificuldades que ela está a ter?
Ao saber quais dificuldades que ela própria sente, pode referir que o Psicólogo e/ou Psicoterapeuta poderá ajudá-la nesse sentido.
Sugiro que fale serenamente com a sua companheira, no sentido de tentar perceber o que ela pensa e sente acerca do seu comportamento, em especial na relação consigo. É importante que mantenha uma atitude de escuta compreensiva, evitando ao máximo qualquer tom acusatório, e procurando salientar o sofrimento que ela possa evocar. A partir daí, poderá insinuar a necessidade de pedir ajuda especializada de um psicólogo/psicoterapeuta, como uma esperança de melhoria na sua qualidade de vida, designadamente, ao nível da vossa relação. Poderá oferecer-se para acompanhá-la na primeira consulta.
Se a sua companheira está em sofrimento e aceitar a sua ajuda, encaminhe-a para um psicólogo, quantos aos argumentos o companheiro/a saberá adoptar no momento da conversa a melhor abordagem no sentido de estabilizarem a vossa relação de confiança como casal. Pode acompanha-la na/s primeira/s consulta/s se necessário. O psicólogo deve realizar um diagnóstico diferencial (confirmar ou infirmar o transtorno que refere) de modo a decidir a melhorar abordagem psicoterapêutica a aplicar na paciente.
Nestas situações sugiro sempre que se converse bem com a pessoa em causa, partilhar o que sente que essa problemática tem vindo a afectar a vida de cada um e na relação, e de forma tranquila e apaziguadora demonstrar o quanto é para si importante apoiar a pessoa com quem está. Acho que poderá ser importante mostrar alguns contactos e sites onde se fale um pouco dessa problemática, contudo é sempre importante a pessoa em causa ter espaço para ser ela a avançar na marcação. Sem a pessoa estar motivada é extremamente difícil a criação de uma boa aliança terapêutica.