Bom dia. Realizei uma extração do dente do siso, lado direito da parte superior fez hoje 8 dias.

Bom dia. Realizei uma extração do dente do siso, lado direito da parte superior fez hoje 8 dias. Nas outras extrações me passaram um antibiótico para tomar após o procedimento mas desta vez me disseram que não seria necessário mas que deveria apenas realizar os bocejos com água e sal. Assim tenho feito, não vigorosamente de forma inicial derivado às dores e desconforto mas estes 2 últimos dias já bocejei mais activamente e ao bocejar saiu uma substância escura, acastanhada do local da extração com cheiro forte. Não saiu pus, não tenho abcesso, não tenho febres nem dores agudas. Pode me dizer se a saída dessa substância do local da extração pode ser indicativo de uma infeção mesmo sem ter outros sintomas?

3 respostas


Seria necessário ser observado pelo Médico Dentista


Boa tarde. O que saiu era provavelmente o coágulo que se formou após a extração. Não deverá constituir motivo de preocupação.


O protocolo (dar ou não antibiótico) pode variar de médico para médico e também depende do tipo de extração e do estado geral do paciente, por isso não consigo comentar essa parte em específico. Sobre a substância escura/acastanhada com cheiro forte ao fim de 8 dias: pode acontecer e nem sempre significa infeção. As causas mais comuns são: restos alimentares que ficaram retidos no alvéolo e saem quando faz bochechos, coágulo antigo/debris de cicatrização, ou até algum material hemostático (ex.: esponja hemostática) que alguns médicos colocam para ajudar a controlar o sangramento. Mesmo sem febre, pus, abcesso ou dor aguda, o cheiro forte pode indicar que há retenção de detritos e inflamação local, por isso o mais seguro é contactar a clínica/cirurgião que fez a extração para uma reavaliação rápida (às vezes basta lavar/irrigar a zona em consulta). Procura avaliação com mais urgência se surgir algum destes sinais: aumento de dor (principalmente dor forte e progressiva), inchaço, febre, mau sabor persistente, pus, dificuldade em abrir a boca. Se quiseres, diz-me: o cheiro/mau sabor ficou contínuo depois disso ou foi só no momento em que saiu essa substância? Isso ajuda a perceber se foi apenas “limpeza” do alvéolo ou se há inflamação a manter-se.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.