Bom dia, O meu companheiro é uma pessoa que não demonstra minimamente afeto por mim ou algum intere

5 respostas
Bom dia,
O meu companheiro é uma pessoa que não demonstra minimamente afeto por mim ou algum interesse na relação. Nunca conversa sobre nada que seja à relação, não se preocupa em fazermos atividades juntos, não demonstra interesse em nada nem me prioriza.
Já tentei falar com ele de diversas formas, não resultou, agora nem sequer quer falar.
Comecei a sentir um desgaste emocional muito grande, ando todos os dias triste, mal disposta e estou sempre a apontar - lhe os defeitos, porque na verdade não sei mais o que fazer.
Já tentamos terapia de casal mas ele depois quando chega a casa diz que só vou para lá falar mal dele, interrompe-me nas consultas, ameaça que se vai embora quando estou a falar dele e eu acabo por não falar das coisas, acho que o médico está a conduzir as sessões como se o problema fosse meu... Já não sei o que fazer
Na situação que descreve seria benéfico fazer a sua própria psicoterapia. É importante abordar essa tristeza, e má disposição que descreve. A psicoterapia poderá dar-lhe uma nova perspectiva em relação a si e da sua relação.
Boa tarde. Atendendo ao desgaste emocional que descreve, seria benéfico começar a pensar no seu bem-estar para posteriormente poder trabalhar a relação de casal. A Psicoterapia iria ajudá-la neste processo de compreensão de si mesma, dos seus pensamentos, emoções (dessa tristeza e má disposição que refere) e comportamentos. Iria permitir-lhe ter uma visão mais adaptativa e positiva de si própria para comunicar e lidar com os problemas/desafios do dia-a-dia. Cumprimentos, Vera Faria
Olá!
Espero que esteja bem.
Compreendo a sua situação e lamento que esteja a passar por ela.
Refere que estão a fazer, e muito bem, a terapia de casal, para melhorar o relacionamento.
Se estão juntos é porque nutrem sentimentos um pelo outro, então julgo que vale muito a pena refletir sobre a possibilidade terem apoio psicológico individual, para adquirirem novas ferramentas para lidar um com o outro de maneira mais assertiva e melhorar a vossa relação. Pelo seu relato, verifico que o vosso estilo de comunicação está a deteriorar a relação.
Magoam mutualmente com as palavras e não encontram uma solução para os problemas.
Não sei há quanto tempo fazem terapia de casal, mas gostaria de dizer que a terapia de casal é um processo e leva o seu tempo para se ver os resultados. Ambos devem estar empenhados em melhorar a relação e fazerem o trabalho de casa, entre as sessões, prescrito pelo profissional.
Desconhecemos as queixas do seu companheiro para que ele aja da maneira que refere.
A si em especial, pelo que descreve, irá beneficiar muito se investir no apoio psicológico individual para desenvolver uma comunicação mais assertiva que impactará positivamente nas respostas do seu companheiro.
Será também de grande valia que tente fazer uma autorreflexão sobre a sua forma de comunicar, agir e reagir com o seu marido.
A pessoa com quem partilha a sua vida só tem defeitos?
E os pontos positivos no seu marido?
Se precisar, estaremos por aqui.
Um abraço!
Olá. Sinto que, apesar de referir as questões do casal (e já estando a fazer terapia conjunta), que precisa de abordar as suas questões individuais, mesmo que muitas delas estejam relacionadas com a vivência do casal. Espero que consiga encontrar aquilo que procura, que acredito que seja a sua felicidade, através do trabalho conjunto e/ou individual.
Boa Tarde! Acredito que os dois devam fazer também a psicoterapia separadamente, pois será uma oportunidade de olharem para si mesmos como indivíduos distintos que se encontram numa relação. Além disso, a psicoterapia irá ajudá-los a compreender melhor quais sentimentos nutrem um pelo outro e também quais são os vossos objetivos de vida enquanto pessoas e enquanto casal. Cumprimentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!