Boa tarde, Fiz uso do escitalopram 20 mg durante mais de 2 anos. Há cerca de 3 semanas parei o medic

3 respostas
Boa tarde, Fiz uso do escitalopram 20 mg durante mais de 2 anos. Há cerca de 3 semanas parei o medicamento ( mas nas duas semanas antecessoras fiz o desmame). Agora faz 3 dias que voltei a introduzir a medicação por ordem médica e começei com a dose de 5 mg. No entanto tenho tido dificuldades para dormir, sintoma esse que não me lembro se passei por ele da primeira vez. É normal só ter passado 3 semanas e voltar a ter efeitos colaterais da medicação?
Sim
A retirada devia ser mais gradual
Boa tarde, se tem dificuldades em dormir pode necessitar de alguma medicação adicional, ao deitar, para além do Escitalopram que está a retomar. Existem medicamentos para dormir eficazes e que não dão qualquer habituação nem síndrome de abstinência quando os parar.
Ter sintomas na reintrodução da medicação é normal, em geral irá melhorando de forma gradual até se tornarem imperceptíveis. Numa fase transitória poderá recorrer a um ansiolítico para repor os níveis de ansiedade e poder ter um sono repousante. Se for previsível ter de tomar medicação para o sono por um período alongado será melhor introduzir medicação que possa ter um perfil mais adequado é que não cause habituação ou dependência.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!