Boa tarde, Em tempos usei o Perio Kin e Hextril, e só depois soube que ambos mancham os dentes. Esto

3 respostas
Boa tarde,
Em tempos usei o Perio Kin e Hextril, e só depois soube que ambos mancham os dentes. Estou agora a usar o Vitis Gingival, mas só esporadicamente. Gostaria de saber se posso usar diariamente, ou se me vai manchar os dentes?
Obrigado
Qualquer colutório com clorohexidina (Periokin e outros) ou hexetidina (Hextril) pode manchar os dentes como um dos efeitos secundários. Estas manchas são facilmente removidas pelo seu médico dentista. Este tipo de colutórios não podem ser usados diariamente porque afetam a composição da microflora oral, o que não é desejável. Só devem ser utilizados por prescrição médica.
O Vitis gengival é um colutório de uso diário e não tem este inconveniente.
Tanto o Perio Kin como o Hextril são colutórios que contêm clorohexidina que tem como efeito secundário poder manchar os dentes. Por isso só devem ser utilizados quando não for possível a higiene oral com a escova ( exemplo : seguir a cirurgias, extração dentária...) como não pode fazer escovagem nas suturas faz um controlo químico com um colutório. Por isso deve ter sempre em mente que caso seja possível fazer a escovarem convencional mecânica (escova manual ou elétrica) não é necessário, nem aconselhado estar a fazer esses produtos. Apesar do colutório Vitis não ter clorohexidina e de poder ser de uso diário, o mais importante está na escovagem e fio dentário do que no bochecho que faz que só serve pra lhe dar um hálito mais agradável de resto muito pouca ação sobre a placa bacteriana.
Pode usar o Tantum Verde diariamente que não mancha os dentes e desinfeta a boca.