Aos 16 anos o meu filho queixou-se

3 respostas
Aos 16 anos o meu filho queixou-se de visão dupla, o oftalmologista referia miopia, 1 D, prescreveram óculos e lentes de contato. Aos 18 anos continuava a ter queixas e miopia,aumentou 1.25 D. Aos 20 anos fui consulta, mantem 1.25 e tem ceratocone fase inicial. Tem que usar lentes semirigidas?
Apenas terá de usar lentes de contacto semi rigidas se for a única forma de obter uma acuidade visual adequada aos eu dia a dia.
O queratocone é uma patologia progressiva, que afecta a córnea e provoca um astigmatismo irregular. Geralmente aparece na adolescência e estabiliza entre os 20 e os 30 anos. No caso do seu filho, que tem 16 anos e provavelmente o queratocone está em progressão existe atualmente um tratamento chamado Crosslinking que é eficaz a impedir a progressão do queratocone.
Tem que ser consultado e realizar exames como a topografia corneana para avaliar a progressão e o tipo de queratocone.
Enquanto os óculos permitirem uma boa visão não tem de usar lentes de contacto. Quando tal não acontecer, aí sim, poderá ter de recorrer a elas.
Existe actualmente a possibilidade de colocar aneis intracorneanos ou de fazer crosslinking da córena para atrasar a progressão do queratocone.