Ando constantemente irritada ou

6 respostas
Ando constantemente irritada ou farta de tudo ou simplesmente apática. Às vezes, os três no mesmo dia. Tenho ataques de pânico quando sou pressionada (às vezes ataques de raiva) e auto mutilo-me frequentemente para não pensar na dor mental que sinto. Isto será transtorno da personalidade borderline?
O Transtorno da Personalidade Borderline tem uma série de critérios que devem ser cumpridos para um diagnóstico definitivo, o que pode ser feito apenas por um clínico certificado, após uma avaliação em contexto terapêutico.
Os sintomas que descreve podem pertencer a um quadro desta patologia, mas podem integrar-se noutros quadros, sendo necessário que consulte um especialista para que seja feito um diagnóstico diferencial competente e com todos os dados necessários.
Como tal, sugiro que procure um psicólogo clínico ou um psiquiatra para obter um diagnóstico correcto e completo.
A perturbação de personalidade borderline apresenta uma série de comorbidades com outras patologias, como tal, de acordo com os sintomas que descreve, é imprescindível a procura de um especialista na área para que possa realizar uma avaliação psicológica e intervenção adequadas. E neste tipo de situações, o evitamento só propicia o aumento do desajustamento emocional. Labilidade emocional, irritabilidade, alterações de humor repentinas e um comprimento de ordem afetiva, são alguns dos sintomas associados a este tipo de perturbação
Em último caso sim. Mas há casos menos graves que têm os mesmos sintomas.
Um diagnóstico não a vai ajudar em nada, podendo inclusive limitar as possibilidades de compreensão dos seus estados.
Qualquer tipo de diagnóstico só pode ser efetuado após uma boa avaliação psicológica. Para além disso, é muito importante termos em mente que diversas patologias partilham de características muito semelhantes. O diagnóstico, por si só, não deverá ser relevante. O mais importante é saber lidar com as circunstâncias e limitações de forma adequada, funcional e saudável.
Os Diagnósticos são dinâmicos, não podem instalar - se como rótulos: o importante é que procure ajuda de um Psicoterapêuta (psicologo e/ou psiquiatria)