Perguntas do paciente (18)

  • O meu filho está a fazer um tratamento


    O meu filho está a fazer um tratamento para a doença de crohn com azahioprna e infliximob. a dieta é liquida só ibd (Nestlé). Neste momento pesa 45 Kg para 1,74m de altura.
    Não se vê grande melhora antes pelo contrário.
    Por favor onde vamos para tentar inverter a situação?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Um doente com doença de Crohn deve ser seguido em consulta de especialidade, de preferência a nível hospitalar. Penso que o Gastroenterologista é a pessoa indicada para o orientar.


  • A minha filha com 28 anos começou

    A minha filha com 28 anos começou a ter dores nas articulações dos joelhos e principalmente uma queda do cabelo acentuada na zona temporal. Um médico sugeriu uma doença auto imune, primeiro lupus, depois hepatite b c.. Estes dois sintomas serão suficientes para diagnosticar uma doença auto imune…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Não, não são. É preciso fazer uma avaliação clínica e estudo analítico para confirmar, ou excluir, uma doença autoimune.


  • O que pode levar a falencia renal?

    O que pode levar a falencia renal? existe tratamento?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Penso que é uma pergunta muito vaga, dado que a falência renal tem muitas causas e graus de gravidade muito diferentes. Tem que se avaliar caso a caso, pois a abordagem depende da origem do compromisso…


  • O que é a linfocitose? o que quer

    O que é a linfocitose? o que quer dizer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Linfocitose é um aumento do número de linfocitos, que são um tipo particular de glóbulos brancos. As causas de linfocitose são múltiplas.


  • existe alguma prevenção para

    existe alguma prevenção para a pancreatite?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    As causas mais frequentes de pancreatite são a litíase das vias biliares (cálculos) e o álcool. As outras causas (medicamentosas, triglicerídeos muito elevados) são mais raras.


  • O que é a sarcoidosis? quais as

    O que é a sarcoidosis? quais as limitações e se é uma doença cronica?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    A sarcoidose é uma doença sistémica, que pode envolver vários órgãos, sendo o mais atingido o pulmão. É uma doença crónica com períodos de agudizaçao e períodos de acalmia. O diagnóstico nem sempre…


  • Procuro especialistas em Sindrome

    Procuro especialistas em Sindrome de Schnitzler? como fazer para encontra los?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Penso que a especialidade de eleição para estudo e seguimento de doente com síndrome de Schnitzeler é a Medicina Interna.


  • Holter 24h

    Após um exame de Holter 24 após , o resultado acusou o seguinte:
    - Ritmo Sinusal 8FC min 49/ min (durante o sono)
    - Extrasistolia Supraventricular Rara
    - Assintomático durante o registo
    - Ausência de perturbações da condução AV ou alterações de ST

    Analise…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    O exame é perfeitamente normal, por isso não precisa de ir a nenhum serviço de urgência. Aconselho-o a procurar o seu médico assistente.
    Cumprimentos


  • Minha mãe fico internada con anemia 6.3. Cuanto tempo demora uma transfusão a fazer efeito?

    Minha mãe fico internada con anemia 6.3. Cuanto tempo demora uma transfusão a fazer efeito?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Depende, não é linear, depende da causa de anemia, pois existem vários tipos de anemias.


  • Pressão 13x8 é normal? Minha pressão oscilado nos últimos dias e Sinto náuseas e aperto/angústia no

    Pressão 13x8 é normal? Minha pressão oscilado nos últimos dias e Sinto náuseas e aperto/angústia no peito. O médico me disse ser normal, mas passo mal e chega a parecer que vou desmaiar. É normal mesmo?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Sim, uma pressão arterial de 13x8 é perfeitamente normal.
    As causas dos sintomas não têm qualquer relação com a pressão arterial.


  • Boa tarde. Sofro com tonturas extremas que me fazem perder o equilíbrio, causam, fraqueza e quase de

    Boa tarde. Sofro com tonturas extremas que me fazem perder o equilíbrio, causam, fraqueza e quase desmaio. Já fui ao hospital, passei a noite lá, fiz 2 electrocardiograma, 1 exame de arritmia, 2 Tac, 3 vezes analises ao sangue, nada acusou. Já fui ao otorrino, que me diz que não tenho nada nos…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Provavelmente tem um síndrome vertiginoso, agravado pelo facto de ter um implante auditivo e pela ansiedade.
    Penso que deve tentar um tratamento com betaserc 24 2 x dia ou Arlevert 3 x dia.…


  • Boa noite, Foi-me diagnosticada Tiroidite de Hashimoto, sendo os meus resultados do ANA, ora positi

    Boa noite,

    Foi-me diagnosticada Tiroidite de Hashimoto, sendo os meus resultados do ANA, ora positivos, ora negativos. Para além das oscilações de peso, sofro bastante com prisão de ventre, que piora quando como pão, massas, batata, arroz, bolachas.
    A minha análise à Prolactina…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Penso que a especialidade mais indicada é a medicina interna.


  • Boa noite! Tomei 2 comprimidos para a tensão arterial por engano há hora de jantar. Será que faz mal

    Boa noite! Tomei 2 comprimidos para a tensão arterial por engano há hora de jantar. Será que faz mal pode acontecer alguma coisa? Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Se tiver sintomas de tensão baixa, como tonturas ou sensação de desmaio, pode ser da medicação. Repouse com a cabeça baixa e os membros inferiores levemente elevados. Beba água. Se tiver um aparelho…


  • Tenho 29 anos, tive este Ano o diagnóstico de Esclerose Sistémica, sou de outro país onde esta doenç

    Tenho 29 anos, tive este Ano o diagnóstico de Esclerose Sistémica, sou de outro país onde esta doença é rara e os Médicos não têm experiencia no seu tratamento, melhor é uma doença Auto-imune contudo não há por aqui Médicos que possam ao menos confirmar o diagnóstico e melhorar a minha qualidade…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Penso que poderá marcar uma consulta quer num internista, quer num reumatologista.


  • Poderia acontecer de ter o Coronavírus com sintomas leves (similares ao resfriado) recuperar se e nu

    Poderia acontecer de ter o Coronavírus com sintomas leves (similares ao resfriado) recuperar se e nunca saber que se teve tal vírus?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Sim, penso que um número significativo de pessoas ou não tem sintomas ou tem um quadro clínico muito ligeiro.


  • Quais são os sintomas do Coronavírus? Sou um pouco hipocondríaca e agora cada vez que espirro penso

    Quais são os sintomas do Coronavírus? Sou um pouco hipocondríaca e agora cada vez que espirro penso que tenho. Comecei a buscar sintomas de covid-19 pela internet e encontramos de tudo. Por isto prefiro perguntar a médicos diretamente.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Febre,tosse irritativa e persistente,dores de cabeça, dificuldade em respirar, cansaço extremo, dores musculares marcadas, perda do olfacto ou do paladar.


  • Boa tarde, o meu pai de 74 anos tem cirrose. O coronavírus pode ser mais forte com uma doença hepáti

    Boa tarde, o meu pai de 74 anos tem cirrose. O coronavírus pode ser mais forte com uma doença hepática como a que ele tem?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Sim, o doente com cirrose hepática é um doente mais fragilizado, mais vulnerável às infecções e com menor capacidade de resposta. Deve ficar em casa , protegido de contactos.


  • Hoje, 17 de março de 2020, estou com um leve incômodo na garganta, ouvido um tanto congestionado e p

    Hoje, 17 de março de 2020, estou com um leve incômodo na garganta, ouvido um tanto congestionado e pouca coriza. Tenho receio de que seja Covid19, mas sei que não devo buscar emergência com apenas esses sintomas.
    O que devo fazer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Manuel P Campos Monteiro

    Ficar em casa. Vigiar a febre de manhã e à noite. Tomar paracetamol para alívio dos sintomas. Se os sintomas se mantiverem por mais 2 ou 3 dias, se aparecer tosse ou febre, deve contactar o seu…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.