Experiência
Respiração Oral
Deglutição Atípica
Disfunção Temporo Mandibular
Dificuldades Alimentares na Infância
Fala
Linguagem
Principais doenças tratadas
- Dislexia
- Disortografia
- Perturbação da Articulação Verbal
- Perturbação Específica da Aprendizagem (Leitura e Escrita)
- Distúrbios Da Fala
- +4 a11y_sr_more_diseases
Consultório
Campo Grande , Lisboa 1700-093
Disponibilidade
Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
Serviços e preços
-
Comunicação Aumentativa
-
-
Consulta domiciliar Terapia da Fala
Desde 35 € -
-
Primeira consulta Terapia da Fala
-
-
Retorno de consultas Terapia da Fala
-
Opiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Susana Tagarro? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas solucionadas
2 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Há anos que tenho uma sensação na garganta que provoca um impacto enorme na comunicação. É uma sensação indolor literalmente constante que se estende desde há pelo menos 8 anos. Se tivesse que a descrever, diria que tenho um inchaço algures entre o palato e a epiglote que não me permite a normal dicção de certas palavras, nomeadamente /ɾ/, /~/, /m/, /ɐ̃/, /e/ (creio que sejam os sons nasais?). Se estiver concentrado, consigo pronunciar este sons, mas a falar normalmente, os sons costumam-me atrapalhar e acabo a gaguejar ou a falhar completamente na dicção. Quando pronuncio estes sons, a sensação de aperto na garganta é intensificada. A sensação é intensificada também quando engulo a minha própria saliva mas é, por outro lado, aliviada se beber água, principalmente se estiver fresca.
Questão: Este problema é algo que eu possa resolver com um terapeuta da fala? Se sim, devo procurar um especialista numa certa área? Ou será talvez uma manifestação somática de algo psicológico? Eu lembro-me que quando era novo
Agradeço imenso a vossa atenção. Este problema está a ter um impacto negativo brutal na minha vida, principalmente a nível social e profissional.
Aparte: já realizei alguns exames, entre os quais TAC, RM e endoscopia, os quais não retornaram resultados conclusivos. No máximo, colocaram a hipótese de ser Síndrome de Eagle quando fizeram a endoscopia mas depois chamaram o cirurgião e ele não achou que fosse, descartando o diagnóstico.
Bom dia,
Aconselho fazer avaliação com terapeuta da fala especializado na área de Voz e consulta com médico otorrinolaringologista.
Atenciosamente
A pediatra da minha filha diagnosticou-a com sigmatismo e disse que não seria necessário terapia da fala para já. Ela está no pré-escolar. O que aconselham? Obrigada.
Os sigmatismos muitas das vezes provêm de causas musculares, aconselho a fazer uma primeira consulta com terapeuta da fala da área Miofuncional oral para avaliação do caso em questão e encaminhamentos necessários (dentista - OFM e médico ORL).
Quando mais cedo iniciar esta intervenção melhor poderão ser os resultados pois quanto mais tarde mais “agravada” está a situação.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.