Experiência
Licenciatura em Terapia da Fala (ESS-IPS)
Pós-Graduação em Motricidade Orofacial (EPAP)
Especialização em Disfagias Orofaríngeas (EPAP)
Formação avançada em Terapia Miofuncional - Nível 1 e 2 (Formaterapia)
Pós-Graduação em Aleitamento Materno (Universidade Católica)
Conselheira de aleitamento materno (UNICEF)
Formação em visão ampliada e integrada do desenvolvimento alimentar infantil para terapeutas
das fala (EPAP)
Terapeuta certificada do método de intervenção em alimentação SOS Approach to Feeding.
Formação avançada nas problemáticas de freios orais e respiração oral.
Principais áreas de intervenção:
-Motricidade Orofacial
-Respiração Oral.
-Freio lingual.
-Mastigação.
-Deglutição atípica.
-Disfagia pediátrica.
-Recusa e seletividade alimentar na criança.
-Dificuldades de alimentação no bebé.
-Fala.
Consultório
Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?
Mostrar outros terapeutas da fala perto de mimOpiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Dra. Rita Oliveira? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas solucionadas
4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
uma criança de 2 anos e meio ainda não diz palavras todas. alias muito poucas. entende tudo, mas não verbaliza nem estrutura frases. sera normal?
Bom dia, os 2 anos são um marco importante para a fala das crianças, pois é considerada a idade limite para as primeiras palavras surgirem. A partir daí se a criança não falar o aconselhável é consultar um pediatra e terapeuta da fala e começar a estimular o desenvolvimento da fala e linguagem. A política do esperar para ver geralmente não resulta... o facto de ter uma boa compreensão verbal é um ponto a favor! Aconselho também despistar possíveis dificuldades auditivas. Espero que comece a ver resultados rapidamente!

Boa noite. O meu filho tem três anos, ainda não fala. Já fez ressonância, não acusou, o que devo fazer? Que especialista devo ir? Já anda na terapia da fala, consultas desenvolvimento. Obrigada.
Bom dia, inicialmente o ideal é consultar um médico especialista, tal como neuropediatra. O médico conseguirá despistar uma possível perturbação de neurodesenvolvimento e/ou fazer encaminhamentos para outras especialidades (por exemplo, para fazer um estudo genético).
Às vezes não se encontra uma causa para atrasos na fala e linguagem, e pode ser esse o caso. Uma vez que já tem terapia da fala, tem de dar tempo à terapia, tentando ao máximo articular com a terapeuta o que devem fazer em casa para estimular continuamente. A linguagem é a área que mais tempo demora até vermos resultados, é um processo contínuo e mesmo "não falando" há muitos ganhos que eles vão tendo com a terapia. Questione a terapeuta sobre a utilização de comunicação aumentativa para otimizar os resultados. Espero que consigam evoluções e resultados positivos!

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.