tirei um dente do siso á cerca

4 respostas
tirei um dente do siso á cerca de um mês e ainda continuo com dormência como se tivesse anestesiado, é normal, o que fazer para passar?
Em situações de proximidade ao nervo dentário inferior pode sentir essa falta de sensibilidade, especialmente no pos operatório devido ao edema dos tecidos. Se mantem há cerca de um mês deve consultar o colega que realizou a cirurgia para que possa avaliar a situação detalhadamente e com todos os meios diagnósticos a mão.
A dormência que menciona, é chamada de parestesia, causando uma insensibilidade do nervo em questão. Possivelmente o nervo alveolar inferior, ou nervo lingual foi afectado, durante a cirurgia, por contacto ou rompimento das terminações nervosas. Existem várias terapêuticas que melhoram as parestesias, como a vitamina B1, ou o uso de laser de baixa potência. Idealmente deve consultar o colega que efectuou a cirurgia para aconselhar a melhor terapêutica.
A sensação que refere chama-se de parestesia. Esta pode acontecer quando há dano em algum nervo, geralmente acontece com o nervo alveolar inferior devido à sua localização. É um risco ou um acidente de certas cirurgias que acontecem perto dos nervos, por isso, o seu dentista antes da cirurgia deve informar. É importante que o paciente esteja sempre orientado previamente. Quando a parestesia acontece e já com duração de um mês é indicado visitar o seu dentista para entender qual a causa da parestesia. Caso seja verificado que a causa foi lesão do nervo então será indicado fazer medicação de vitamina B12, cortisona e laserterapia também pode ser indicado.
Não é o habitual depois da extracção que tenha durante um mês anestesia, normalmente se produz por afetação de um nervo que passa pela mandibula, o nervo dentario, para saber o prazo de recuperação deberia se fazer um TAC ou RNM