Quais as consequencias na vida

2 respostas
Quais as consequencias na vida sexual da mulher depois de uma histerectomia total?
Histerectomia total corresponde a um procedimento cirurgico efetuado quando existe indicação para tal. dependendo da idade da mulher poder-se-á efetuar simultaneamente ou anexectomia bilateral (exerese de ambos ovários e trompas ) ou salpingectomia bilateral (excisão das trompas conservando os ovários). A atividade sexual não fica afetada, à exceção da histerectomia total + anexectomia bilateral em mulheres abaixo dos 48-50 anos, pois adquirem uma menopausa cirurgica (pela falta dos ovários). Assim podem desenvolver sintomas como afrontamentos, diminuição da libido, insónias, irritabilidade, etc. Estes sintomas podem ser atenuados ou mesmo debelados com o recurso a medicação. para tal deverá contactar o medico ginecologista para aconselkhamento adequado à idade e ainda adequado ao tipo de patologias ou contraindicações que a mulher tenha nos seu antecedentes clinicos. se não for possivel terapeutica de substituição hormonal (melhor, existem produtos naturais que podem ajudar muito
A histerectomia total não afecta a vida sexual