O meu filho tem 2 anos e 4m, tem

6 respostas
O meu filho tem 2 anos e 4m, tem Fenda Labio-Palatina.
A Terapeuta do pediatrico diz que so para o ano e que arranja uma terapeuta para ir a creche ajuda-lo, mas acontece que o meu filho fala muito e faz um esforco enorme para que o compreendamos. Devo esperar ou marco uma consulta para o ajudar?
Esperar pela consulta é algo que leva algum tempo, devido à extensa lista de espera! Procurar ajuda privada fica mais dispendioso, mas com apoios da segurança social que pode solicitar, pode sempre ter apoio a este nível. Procurar um profissional desde já faria com que fosse feito um trabalho precoce, que será sempre proveitoso, sobretudo nesta idade e nesta fase em que a linguagem e a fala devem ter a sua expansão significativa, bem como o crescimento crânio-facial.

Qualquer ajuda que necessite ou dúvida que pretenda colocar, não deixe de me contar!
Estou de acordo cm a resposta supra.
Concordo com os colegas
Uma intervenção precoce é mais benéfico para a criança
O trabalho inicial melhora o resultado do tratamento a curto e longo prazo, por isso também aconselho que você não espere e peça uma consulta com um profissional.
Penso que deveria pedir uma avaliação, pois é muito importante o trabalho numa idade ainda precoce.
Aconselho-a marcar uma consulta com um Terapeuta da Fala o quanto antes. Tem equipas (compostas por Terapeutas, Psicólogos, Ortodontistas, Cirurgião, etc) no hospital Lusíadas no Porto, e as Terapeutas da equipa acompanham crianças com Fenda em Lisboa (Lumiar) na Quer e em Almada no Centro Up.