Fiz um cirurgia de retirada da próstata, pois o meu câncer era 9, o psa três meses depois o psa foi

Fiz um cirurgia de retirada da próstata, pois o meu câncer era 9, o psa três meses depois o psa foi de 0,17, depois subiu para 0,23, depois para 0,35, depois para 0,75, fiz a radioterapia de salvação com 35 sessões durante 7 semanas , já terminei, estou aguardar para complentar 3 meses para fazer de novo o psa .Será que estou no bom caminho?

1 resposta


Boa tarde. Após uma prostatectomia radical, o PSA deverá diminuir para valores indetectáveis ou muito próximos de zero. No seu caso, a subida progressiva do PSA de 0,17 para 0,75 ng/mL justificou a realização de radioterapia de salvação, que é uma das principais opções de tratamento nesta situação. O facto de ter concluído as 35 sessões de radioterapia é um passo importante. Agora, é necessário aguardar pela avaliação do PSA, geralmente cerca de três meses após o fim do tratamento, para perceber a resposta à radioterapia. Esperamos que o valor diminua progressivamente. No entanto, não é ainda possível afirmar se está no bom caminho sem conhecer o resultado do próximo PSA. É também importante ter em conta o grau de agressividade do tumor e se realizou ou está a realizar algum tratamento hormonal associado à radioterapia. Mantenha o seguimento com a sua equipa de Urologia e Radioterapia. Espero sinceramente que o próximo resultado seja favorável.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.