Eu gostaria de saber se uma idosa

3 respostas
Eu gostaria de saber se uma idosa mexer significativamente os braços enquanto dorme poderá ser alguma sinal neurológico de demência ou outra patologia? Obrigado
Era importante perceber se, simultaneamente com a hiperatividade motora descrita, existem outros sinais concomitantes, nomeadamente alterações cognitivas, mesmo que lhe pareçam insignificantes.
De qualquer forma, tendo em conta a idade da senhora (refere que é idosa) aconselho que fale nessa questão ao seu médico assistente, bem como, se possível, encete uma avaliação neuropsicológica.
Cumps.
Uma idosa mexer sucessivamente os braços durante o sono, só por si, não me parece doença
Existe mesmo uma fase do sono chamada fase REM (Rapid Eyes Mouvement), em que as pessoas fazem movimentos com o corpo e movimentos oculares como se estivessem muito agitadas.
Parece uma fase superficial e no entanto é a fase mais profunda do sono. É fase dos sonhos, que protegem o sono e a vida diurna da pessoa.
Em todo o caso, nessa idosa, seria necessário ver se há outros sinais sugestivos de demência ou outros episódios de agitação
Isto permitiria fazer um diagnóstico mais apropriado.
A situação descrita poderá de facto ser um sinal de alteração cerebral orgânica ou secundária a outra patologia que afete o cérebro e necessita ser avaliada do ponto de vista físico e mental. Para tal é importante a consulta para integrar o sinal objetivo em hipóteses de diagnóstico tais como a demência e assim orientar a avaliação a seguir.