Doenças Autoimunes

2 respostas
Sou portadora de doenças autoimunes - Artrite Reumatoide Agressiva e Síndrome de Sjögren secundária. Há Reumatologistas que tratem de ambas? Ou tem que ser médicos diferentes?
Bom dia

Os reumatologistas tratam de ambas as doenças, numa perspectiva sistémica.
No entanto, na Síndrome de Sjogren o compromisso da produção de lágrima e saliva leva a sinais e sintomas que justificam também uma avaliação por Oftalmologia (avaliar a gravidade da secura ocular e instituir terapêutica de substituição lacrimal) e por Medicina Dentária (avaliar e prevenir doenças orais e degradação dentária relacionadas com o défice de saliva).
Bom dia
Concordo completamente com a resposta do colega reumatologista anterior.
Ao dispor