Bom dia, Aos 22 anos (2010), foi me diagnosticado através de biópsia, doença celíaca ( duodeno-

4 respostas
Bom dia,

Aos 22 anos (2010), foi me diagnosticado através de biópsia, doença celíaca ( duodeno- vilosidades intestinais atrofiadas March 3). Comecei a fazer uma dieta totalmente isenta de glúten e sem perigos de contaminação cruzada, mas no entanto continuo com sintomas, como dores de barriga e diarreias. Em 2012, já fazendo a dieta á 2 anos repeti as biópsias do duodeno as quais tiveram os mesmo resultados de 2010. Ou seja vilosidades atrofiadas Marsh 3. Nos últimos tempos tenho tido períodos em que fico de diarreia por mais de um mês e perco peso, isto sempre fazendo uma dieta rigorosa isenta de glúten. Actualmente até produtos como pasta de dentes e batom do cieiro uso glúten free. As análises ao sangue antes e depois de iniciar a dieta deram sempre negativas para o anticorpo característico na doença celíaca. Por vezes á um marcador nas análises ao sangue que revela doença auto imune mas sem conseguir especificar qual. A minha questão é se poderei ter alguma doença auto imune que me provoque atrofia vilositaria sem que o agente agressor seja o glúten, uma vez que faço a dieta e não houve melhoras dos sintomas nem melhora nas vilosidades intestinais? E já agora quem é o especialista em doenças auto imunes, pois os gastroentrologistas a que fui muito pouca informação tem sobre esta doença?

Obrigado
Em minha opinião a situação tem de ser equacionada de novo.Viajou? Por onde?
Há possibilidade de ter por ex uma giardiase crónica?
Aconselharia o Dr Nuno Riso
Sabe qual foi o teste ao sangue que fez?se iIgA tTG é inconclusivo outro teste IgA endomysial antibodies deve ser feito. Em todo o caso a biopsia é o "Golden test" para a doença celiaca.

Por vezes pode haver "cross contamination" dos alimentos. Por exemplo manteiga que é usada por outra pessoa pode ficar com migalhas de pão que contem gluten.

Gluten também pode ser encontrada em certas pasta dos dentes e até em batom. Cerveja também tem gluten assim como por exemplo açucar em pó pode ter (tem que ver a lista de ingredientes).

Comer fora é problemático pois nunca pode ter a certeza que a comida não tem gluten.

Mary Joe Deakin
It is very common to have cross-reaction to other foods. Below is the list of foods which have a similar protein structure to gluten, and thus can cause issues in some people with gluten issues:

Amaranth
Barley
Buckwheat
Chocolate
Coffee
Corn
Dairy, i.e. milk and cheese (alpha-casein, beta-casein, casomorphin, butyrophilin, whey protein)
Egg
Hemp
Millet
Oats
Polish wheat
Potato
Rye
Rice
Sesame
Spelt
Sorghum
Soy
Tapioca
Teff
Yeast

You need to work with a practitioner who can help you work out what the offending foods are, rather than remove all these foods from your diet all at once to avoid deficiencies, but also make it less stressful. Also since your gut integrity had been compromised, you need to work on repairing the gut, and rebalance the micro biome. Of coarse there may be another underlying cause for this that is totally unrelated to the coeliac, which you can work with a practitioner.
A atrofia vilositária pode ocorrer simplesmente por estar com diarreias frequentes. Confirme se todos os produtos que está a utilizar são isentos de glutén, esteja atenta às listas de ingredientes. Se mesmo assim continuar com os sintomas, pode falar com o médico e ver a possibilidade de realizar uma colonoscopia, pode ter Doença de Crohn, coolite ulcerosa que também apresentam esses sintomas.
Em relação à alimentação, não elimine todos os produtos de uma só vez, faça uma eliminação por semana e veja se o seu organismo reage bem ou mal (diarreias, obstipação, cólicas, flatulencia, etc). Comece por eliminar produtos lácteos e substituí-los por produtos sem lactose ou outras alternativas e por aí adiante.

Alguma questão pode entrar em contacto comigo.