Boa tarde Drº. Aos 30 anos, após

1 respostas
Boa tarde Drº. Aos 30 anos, após comer favas caí sem forças, no Hospital dissseram-me que tinha feito uma anemia hemolítica. Anos depois, Fiz 2 choque anafilaticos com o Neurobion (Vit B1, B6 e B12) e o Algobaz (Vit B12). Neste momento estou com uma anemia perniciosa.Qual o tratamento. ?
Se os diagnósticos estavam correctos trata-se de duas situações distintas- o favismo é uma anemia hemolítica por déficit de glucose eP desidrogenase . Este déficit pode ter vários graus. O melhor tratamento é a prevenção- ausência de exposição aos alimentos desencadeantes, que constam de listas fornecidas pelos serviços de seguimento,e que existem na net. Quanto à anemia dita perniciosa ,deve ser seguida em serviço de Medicina Interna ou de Hematologia e deve verificar-se se é mesmo anemia perniciosa,isto é com déficit de factor intrínseco e portanto não absorvendo a vit B12, ou se se trata de um déficit de B12 de outra causa, com absorção mantida . Neste caso o tratamento torna-se mais acessível, Poderá tentar-se dessensibilização em abordagem conjunta com serviço de alergologia,se fôr o caso