Atraso no desenvolvimento da fala

5 respostas
Boa noite. O meu filho tem três anos, ainda não fala. Já fez ressonância, não acusou, o que devo fazer? Que especialista devo ir? Já anda na terapia da fala, consultas desenvolvimento. Obrigada.
Consulta de neurologia
O que aconselho é consulta com neuropediatra
Boa noite! :)

Já consultou algum colega da área da psicologia? Pode haver alguma outra questão que deva ser despistada!

Espero que consigam respostas. Votos de felicidades!
Bom dia,
Se está a ser acompanhado em consultas de desenvolvimento e terapia da fala parece-me que deverá manter a calma e deixar que a intervenção comece a dar resultados, caso contrário deverá falar com os técnicos que acompanham a criança para perceber o que pode estar a “falhar”....os resultados nem sempre são imediatos pelo que aconselho a dar algum tempo à terapia que decerto resultará.
Bom dia, inicialmente o ideal é consultar um médico especialista, tal como neuropediatra. O médico conseguirá despistar uma possível perturbação de neurodesenvolvimento e/ou fazer encaminhamentos para outras especialidades (por exemplo, para fazer um estudo genético).
Às vezes não se encontra uma causa para atrasos na fala e linguagem, e pode ser esse o caso. Uma vez que já tem terapia da fala, tem de dar tempo à terapia, tentando ao máximo articular com a terapeuta o que devem fazer em casa para estimular continuamente. A linguagem é a área que mais tempo demora até vermos resultados, é um processo contínuo e mesmo "não falando" há muitos ganhos que eles vão tendo com a terapia. Questione a terapeuta sobre a utilização de comunicação aumentativa para otimizar os resultados. Espero que consigam evoluções e resultados positivos!