Ambliopia

3 respostas
Boa noite,

No olho direito tenho apenas 40% de visão, numa primeira consulta médica falaram-me em ceratocone e numa possibilidade de cirurgia, mais recentemente falaram-me em ambliopia e na ausência de cura tendo em conta a minha idade (26anos). Paralelamente tenho miopia. Alguém me consegue explicar existência destes dois diagnósticos diferentes?

Cumprimentos.
Se a causa da baixa acuidade visual for devida ao Queratocone existe vantagem na cirurgia
Se for devido a uma anisometropia não corrige devido à amliopia
A acrescentar ao queratocone tem ambliopia -baixa visão por falta de uso-e tem também miopia- erro refractivo que pode ser bilateral, que também poderá ter resolução cirúrgica.
Olá! A sua confusão poderá ser esclarecida da seguinte forma:
Quaratocone e ambliopia são palavras que descrevem "coisas" diferentes e podem existir as duas num olho. Simplificando, posso dizer-lhe que queratocone é uma doença da estrutura da córnea e ambliopia corresponde a um estado em que um olho tem uma visão a baixo do que seria considerado normal. Como entenderá as 2 situações podem co-existir no mesmo olho e até podem ter algum relacionamento causa-efeito. Há formas de testar se existe uma probabilidade razoável de melhorar com a cirurgia do queratocone, mesmo que exista um certo grau de ambliopia. Cumprimentos.