Terapia de Casal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia de Casal

Os especialistas falam sobre a Terapia de Casal

Consulta feita com os membros do casal, embora possam existir algumas sessões individuais como parte do processo terapêutico. Aparecer mais cedo na terapia significa não deixar arrastar os problemas e degradar a relação. Trata-se também de preservar a sua saúde, dado que vários estudos ligam os problemas crónicos das relações a problemas no trabalho, ansiedade, alterações no humor e menor nível de satisfação nas relações sociais. Problemáticas mais comuns: Casais com dificuldades crónicas de comunicação; incompatibilidades na gestão parental; relações tensas com as famílias de origem; dificuldades na relação sexual; relação extraconjugal de um dos membros do casal (conhecida por ambos), etc.
Ana Rita Simões Fonseca Pinto
Ana Rita Simões Fonseca Pinto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto

Este tipo de terapia pretende ajudar os casais a identificarem as causas do mal-estar sentido na relação e a encontrarem as melhores respostas na resolução dos seus problemas. Permite também aumentar o nível de conhecimento individual (autoconhecimento) e da própria relação, aumentando as probabilidades de eficácia na resolução dos desafios que vão surgindo na relação amorosa. Alguns motivos de procura: infidelidade; a perda e o luto; problemas relacionados com a sexualidade; expectativas desencontradas; dificuldades de comunicação; transtornos familiares / de casal; dificuldades no exercício da parentalidade; desafios das novas configurações familiares.
Dr. Tiago Sá Balão
Dr. Tiago Sá Balão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Maia

A Terapia de Casal, é um poderoso aliado para o reencontro da harmonia do casal, no sentido em que são reformulados e resolvidos os problemas que causam os conflitos e os desencontros e é facilitada e desbloqueada a comunicação entre o casal.
Dr. Tiago Pires da Silva
Dr. Tiago Pires da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Seixal

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia de Casal?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Terapia de Casal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Neste caso poderá ser útil recorrerem a terapia de casal de forma conjunta e individualmente para abordarem o problema exposto, e sobretudo trabalharem a questão da aceitação do seu namorado da pessoa que é atualmente e que foi no passado. Em consequência deste último ponto terão que ser tratadas as vossas discussões para criar bases sólidas para uma relação saudável no futuro. No entanto terão sempre de ser encontrados compromissos já que não que podemos apagar o passado.

  • 15
  • 22
  • 4
Dr. Hélio Borges Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Porto

Marcar consulta

Na realidade, as diferenças que aponta, num primeiro olhar, serão benéficas, no sentido em que é muito importante conservar a individualidade na vida de casal. Aparentemente, a dificuldade está em criar um espaço comum, onde possam ser reconhecidas as particularidades e necessidades de cada um, sem que isso os afaste.

  • 24
  • 27
  • 7
Dr. Gonçalo Neves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Lisboa

Sabemos que as discussões entre o casais ocorrem, e quando há a verbalização desse conflito entre as duas partes, o lado positivo é que ambos demonstram que estão interessados e motivados em resolver o problema, as diferenças que os separa. Neste âmbito, a terapia de casal ajuda, pois a presença de um profissional qualificado que serve de mediador e que poderá apresentar diferentes perspetivas do problema, poderá constituir um meio para que o casal encontre as respostas que procura, incentivando a construção duma relação saudável. Este tipo de intervenção terapêutica é importante, porque pode ajudar a um maior auto-conhecimento enquanto casal, e individualmente como pessoa. Desta forma, sugiro que se o conflito entre vocês persiste, e estão motivados em ultrapassá-lo, procurem apoio psicoterapêutico especializado.

  • 8
  • 2
  • 0
Ana Alturas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Lisboa

Marcar consulta

À partida, sim. Contudo, se se revelar útil, poderá intercalar-se a terapia de casal com uma abordagem mais individualizada.

  • 20
  • 32
  • 20
Prof. Doutor Ricardo João Teixeira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Porto

Marcar consulta

Ver as 5 perguntas sobre Terapia de Casal

Para um melhor serviço utilizamos cookies próprios e de terceiros. Ao continuar aceite nossa política de cookies. Mais info. X