Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

Os princípios assentam em valores como: respeito pelos outros pontos de vista; aceitação e reflexão sobre sentimentos, ausência de regras e liberdade durante a consulta; terapia indutiva; libertação das capacidades latentes; harmonia e unidade. sentimentos e pensamentos do paciente, que passa a ter maior consciência e contacto com os seus Sentimentos e construtos pessoais, “percebendo” aspectos da sua personalidade e dos seus comportamentos que lhe escapavam anteriormente. Todo o processo é fruto da acção do próprio paciente, da sua imersão, ou não, no processo terapêutico e do seu grau de investimento no mesmo.
Ana Alturas
Ana Alturas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Lisboa

A psicoterapia consiste na alteração dos padrões de pensamento e comportamento que originam, mantêm e agravam as condições das pessoas. Na psicoterapia procuramos encontrar esses padrões de pensamento e comportamento, explicar a sua formação e transformá-los, ao mesmo tempo que utilizamos estratégias que permitam às pessoas sentirem-se mais capazes de lidar com as suas dificuldades pessoais Existem várias formas de Psicoterapia. A Psicologia Cognitiva e Comportamental é a mais estudada e eficaz forma de Psicoterapia. A Hipnose complementa-a, permitindo resultados mais rápidos e duradouros.
Dr. José Armindo da Silva Armindo
Dr. José Armindo da Silva Armindo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Porto

A psicoterapia além de auxiliar nos processos de ansiedade, depressão, adaptação, luto patológico, conflitos relacionais, emocionais e existenciais... é uma poderosa ferramenta que favorece o autoconhecimento e o desenvolvimento de potenciais pessoais e profissionais. Existem diversas abordagens psicoterapêuticas e técnicas utilizadas que devem ser ajustadas às necessidades e objteivos do indivíduo, mas apenas os psicoterapeutas habilitados e experientes poderão auxiliar mais satisfatoriamente este processo. O sucesso da terapia dependerá de dois fatores essenciais: o cliente e o terapeuta. Para mais informações, contacte-nos.
Dra. Edijane Costa
Dra. Edijane Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Porto

A Psicoterapia é um método de tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. É importante estabelecer-se uma relação entre paciente e psicoterapêuta que promova um clima de confiança e segurança, para que o paciente possa expor as suas dificuldades de um modo sincero e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida. O Psicoterapêuta com base no seu conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico formula intervenções que têm como finalidade ajudar o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado
Drª Sofia Laura Fonseca
Drª Sofia Laura Fonseca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Viseu

A Psicoterapia tem como objetivo o desenvolvimento pessoal atrvés do melhor conhecimento de quem a ela acede permitindo também o estabelecimento de relações mais satisfatórias com os outros. Através de técnicas diferenciadas para cada pessoa permite o seu desenvolvimento. Estas técnicas são definidas mediante uma pré avaliação clínica, observação e consulta clínica.

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Estudos têm revelado que os resultados de psicoterapia não variam de acordo com a metodologia utilizada mas sim com o sucesso do estabelecimento de uma relação terapêutica de empatia e confiança. Para chegar a uma relação terapêutica que o/a ajude nos objetivos que deseja atingir, a única opção é mesmo procurar um psicólogo ou um psiquiatra (com formação em psicoterapia) e experimentar. O importante é que, mesmo que não consiga estabelecer uma relação terapêutica produtiva com o primeiro psicólogo que experimentar, não desanime e continue a lutar pelos seus objetivos.

  • 12
  • 37
  • 6
Isabel Silva

Psicóloga

Porto

A psicoterapia é uma viagem ao interior de si próprio, do que sente, do que pensa, do que faz, da forma como dialoga consigo próprio, num caminho feito a dois, basicamente através do diálogo, em que o terapeuta é o guia, mas o paciente tem o mapa. Olhando para o presente auscultaremos necessidades que não estão a ser ouvidas e que estão a provocar sofrimento. Através de técnicas, sobretudo centradas na relação terapêutica (embora possam ser pedidos trabalhos de casa), serão reconstruídos caminhos passados mais pacificadores e uma melhor regulação das suas necessidades psicológicas actuais e para uma maior aceitação de si, dos outros e duma maior responsabilização pelas suas escolhas com vista a um maior bem-estar. A psicoterapia é fundamental para uma mudança mais duradoura, embora em casos de depressão grave seja necessária medicação, pelo menos numa primeira fase. A psicoterapia deve ser feita por um psicólogo ou psiquiatra com formação credibilizada em psicoterapia.

  • 34
  • 90
  • 15
Cristina Marreiros da Cunha

Psicóloga

Paço de Arcos

Cada vez mais se sabe que a psicoterapia é mais dirigida à pessoa no seu todo do que ao diagnóstico e que o que melhor prediz o sucesso de um processo é uma boa relação terapêutica (relação que se estabelece entre o terapeuta e a pessoa que o procura). No entanto, tem razão quando refere que uma abordagem cognitivo-comportamental é a que mais resultados apresenta para as fobias. Feito o esclarecimento, penso que se contactar a Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, (APTCC) lhe darão contactos de psicólogos que lá fizeram a formação em psicoterapia e que atendam na área ou zona geográfica que for mais da sua conveniência. Em Lisboa não terá qualquer dificuldade em encontrar alguém.

  • 34
  • 90
  • 15
Cristina Marreiros da Cunha

Psicóloga

Paço de Arcos

Ver as 3 perguntas sobre Psicoterapia

Para um melhor serviço utilizamos cookies próprios e de terceiros. Ao continuar aceite nossa política de cookies. Mais info. X