Uma pessoa que conheço anda a

3 respostas
Uma pessoa que conheço anda a ouvir vozes e já presenciei algumas coisas estranhas. Essa pessoa não admite que o tem. O que posso fazer para a ajudar?
Pode ser sempre convidar a pessoa para uma consulta no médico de família (MF), a quem antecipadamente falou do problema (este em principio deverá referenciar para psiquiatria). Verifique se a pessoa, anda mais ansiosa, irritável, a emagrecer ou a dormir mal ... por esse(s) motivo(s) a pessoa poderá aceitar ser consultada igualmente pelo MF ou um psiquiatra.

Cumprimentos
convidá-la para visitar um psiquiatra, ou, no mínimo, a sua família ir ter com psiquiatra para narrar os factos e procurar a melhor maneira de levar o doente a tratamento
Embora muito provavelmente esteja em causa uma perturbação com marcado impacto nas actividades de vida diária, note-se que ouvir vozes e fazer coisas estranhas não significa esquizofrenia.Isso importa por causa da evolução natural do quadro, que tenderá a ser diferente.De qualquer modo, quando um cuidador não consegue levar um paciente ao médico, poderá o próprio cuidador consultar um médico para com ele definir a melhor estratégia a implementar. Com frequência, existem soluções que podem ser implementadas com a colaboração de terceiros.