Tratmento psiquiatrico

4 respostas
Boa tarde gostaria de saber se uma pessoa que faz tratamento com uma psiquiatra a um ano toma medicamentos se a medica nao tem obrigação e dizer o paciente o que realmente ele tem, e se pode negar um relatório ?
Bom dia. Não é habitual não comunicar ao doente o diagnóstico... Cumprimentos,
É obrigação, deontológica, de todo o médico, de relatar, mediante solicitação do seu paciente. Em Psiquiatria, nem sempre é fácil estabelecer um diagnóstico irrefutável, mesmo após um ano de acompanhamento. Muitas vezes, a comunicação, ao paciente, de "o diagnóstico" pode não ser no seu melhor interesse. Por exemplo, comunicar a um paciente com Esquizofrenia "o diagnóstico", é muitas vezes inútil, ou contraproducente.
O doente tem o direito a saber o diagnóstico se assim o pretender, mesmo que provisório (o que acontece com frequência na Psiquiatria pois por vezes são necessários anos para confirmar o dito). O mesmo se aplica ao relatório, isto é, até pode nem mencionar um diagnóstico (embora deva, mesmo que provisório) mas deve nesse caso ser detalhado na descrição clínica do quadro e da terapêutica instituída.
Como regra um doente tem direito a um relatório, declaração ou atestado, após a sua solicitação (até o pode fazer por escrito, por email por exemplo) onde deve especificar o quer ver relatado, declarado ou atestado (o diagnóstico, o tratamento e resultados deste, % de incapacidade se for o caso), deve igualmente o doente referir o local/contexto onde vai ser apresentado o documento, e esse dado virá escrito no documento. Alguns documentos com carácter mais pericial em geral têm custos acrescidos.

Especialistas

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Retorno de consultas Psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.